Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (2000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DOS PROCESSOS ESPECIAIS DE SOLDAGEM: LASER


Fundição e Soldagem (MTR0712)
Bruno César Rocha Vitória, brunocrv@yahoo.com.br1
Sérgio Rodrigues Barra, barra@ct.ufrn.br2


1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Discente
2 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professor




Resumo: O propósito deste “Modelo para a elaboração do trabalho – Parte escrita” éservir de base para a formatação do trabalho referente a 2ª Avaliação de aprendizagem (Parte referente ao “Trabalho Escrito individual”) das disciplinas Fundição e Soldagem (MTR0712), Processos de Fabricação dos Metais (MTR0453) e Tecnologia de Materiais Aplicada a Dutos (MTR0912). O resumo deve descrever os objetivos, a forma de abordagem e as principais conclusões, em não mais de 300 palavras. Oresumo não deve conter nem fórmulas ou deduções matemáticas e nem citações bibliográficas. O trabalho será individual. O tema do trabalho deverá, obrigatoriamente, rezar sobre o tema definido para cada um dos discentes (lista disponível no SIGAA), o qual abordará um assunto afim à disciplina (tema de uma relação pré-estabelecida pelo docente). Adicionalmente, o discente deverá obrigatoriamentediscutir, com o professor da disciplina, se a evolução do trabalho está adequada e é factível de realização. O discente deverá utilizar o horário de atendimento extra-classe para a referida discussão/definição. Não será permitida a duplicidade de temas para uma mesma turma (repetição de tema). O trabalho deverá ser entregue, na Secretaria do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMat), na dataestabelecida em sala de aula (SIGAA), até às 16 h 00, no formato impresso (uma cópia). Como etapa posterior, a apresentação do trabalho “pôster” ocorrerá, de forma individual, no horário e dia disponibilizados no SIGAA (Arial, itálico, tamanho 10)
(espaço simples entre linhas, tamanho 10)
Palavras-chave: palavra 1, palavra 2, palavra 3 (até 5) (Arial, itálico, tamanho 10)
(espaço duplo entrelinhas, tamanho 10)



1. INTRODUÇÃO (Arial, negrito, tamanho 10, maiúsculas)


Uma nova forma de energia de altíssima densidade de potência, chegando a ultrapassar 107 W/mm² e ao mesmo tempo de fácil manipulação foi descoberta no início dos anos 60. O feixe produzido é é altamente colimado e pouquíssimo divergente. Essa energia denomina-se LASER, do inglês “Light Amplification byStimulated Emission of Radiation” ou Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação em português (MACHADO, 1996).
A emissão de energia ocorre quando um átomo ou molécula de material fluorescente passa para um nível maior de energia através de energia luminosa ou elétrica. Se o átomo colidir com um fóton externo o qual contém a mesma energia do fóton que seria emitido pelo átomo para voltarao seu nível energético normal, pode haver a emissão de um fóton. Se o fóton emitido tiver a mesma fase que o fóton que promoveu sua emissão, essa condição é dita coerência espacial. Além disso, o laser tem a propriedade de ser uma radiação direcional. Ao observar a figura 1 na qual os círculos brancos representam o átomo em nível energético normal, percebe-se que devido à excitação com energiaelétrica (a) passam para um nível energético maior (b); esses mesmos átomos emitem fótons (c) os quais provocam a emissão de mais fótons por outros átomos (d). Estes, por sua vez, incidem em um espelho côncavo (e) que reflete totalmente a radiação incidente. Os fótons refletidos continuam a excitar outros átomos até que o outro espelho seja atingido (f), refletindo parte da radiação e sendotransparente para um comprimento de onda específico. O restante da radiação retorna para continuar a ser amplificado (g) (WAINER, BRANDI e MELLO, 1995).
[pic]


Figura 1. Princípio de geração do feixe de laser - (WAINER, BRANDI e MELLO, 1995)


Os tipos de lasers mais empregados para soldagem e corte são gerados ou por uma mistura gasosa contendo CO2 ou por YAG (yttrium aluminum garnet) no...
tracking img