Soldagem naval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a. INTRODUÇÃO

Nomenclatura. Termos Náuticos
(Referência: Maurílio M. Fonseca - “Arte Naval”)
NBR – 8035 – ABNT – TB-228/1989 – Arquitetura Naval



Do Navio, em geral


Embarcação e Navio: Embarcação (vessel) é uma construção feita de aço, madeira, plástico, ou da combinação desses e outros materiais, que flutua e é destinada a transportar pela água pessoas ou coisas, ou ainda, aextrair, armazenar e transportar produtos retirados das águas ou do solo submarino.
Barco (boat) tem o mesmo significado, mas usa-se para embarcações de menor porte, pilotadas por marítimo de nível médio. Navio, nau, nave, (ship) designam em geral, as embarcações de grande porte, comandadas por marítimo de nível superior.
Casco: (hull) É o corpo do navio sem mastreação, ou aparelhos acessórios, ouqualquer outro arranjo. A principal característica de sua forma é ter um plano de simetria (plano diametral) que passa pelo eixo da quilha.
Da forma adequada do casco dependem as qualidades náuticas do navio: resistência mínima à propulsão, mobilidade e estabilidade.

Proa: (bow) É a parte anterior do navio no sentido de sua marcha normal. Tem a forma exterior adequada para mais facilmentefender o mar.
Popa: (stern) É a parte posterior do navio. Tem a forma exterior adequada para facilitar a passagem dos filetes líquidos que vão encher o vazio produzido pelo navio em seu movimento, a fim de tornar mais eficiente a ação do leme e do hélice.
Bordos: (board) São as duas partes simétricas em que o casco é dividido pelo plano diametral. Boreste (BE) é a parte à direita e bombordo (BB) éa parte à esquerda, supondo-se o observador situado no plano diametral e olhando para a proa. Em Portugal se diz estibordo, em vez de boreste. Em inglês: BE – Starboard; BB – Port.
Meia-nau: (midship) Parte do casco compreendida entre a proa e a popa.
Bico de proa, roda de proa, talhamar (stem): Parte externa da proa de um navio.
A vante e a ré: Diz-se que qualquer coisa é de vante (forward,ahead) ou está a vante (AV), quando está na proa, e que é de ré (aft) ou está a ré (AR), quando está na popa. Se um objeto está mais para a proa que outro, diz-se por ante-a-vante dele; se estiver mais para a popa, diz-se por ante-a-ré.
Obras vivas e carena: Parte do casco abaixo do plano de flutuação em plena carga, isto é, a parte que fica total ou quase totalmente imersa. Carena é um termoempregado muitas vezes em lugar de obras “vivas” (parte que atingida e destruída, pode “matar” o navio), mas significa com mais propriedade o invólucro do casco nas obras vivas.
Obras mortas: Parte do casco que fica acima do plano de flutuação em plena carga e que está sempre emersa.
Costado: Invólucro do casco acima da linha d’água. Em arquitetura naval, durante a construção do navio, quando aindanão está traçada a linha d’água, costado é o revestimento do casco acima do bojo.
Bojo: Parte da carena, formada pelo contorno de transição entre a sua parte quase horizontal, ou fundo do navio, e sua parte quase vertical.
Fundo do navio: Parte inferior do casco, desde a quilha até o bojo.
Forro exterior: Revestimento exterior do casco de um navio, no costado e na carena, constituído porchapas ou tabuas.
Forro interior do fundo: Revestimento interior do fundo do navio, constituindo o teto do duplo-fundo.
Bochechas: Partes curvas do costado de um e de outro bordo, junto à roda de proa.
Amura: O mesmo que bochecha. Amura é também uma direção qualquer entre a proa e o través (direção normal ao plano longitudinal do navio).
Borda: É o limite superior do costado, que pode terminar nona altura do convés (se recebe balaustrada) ou elevar-se um pouco mais, constituindo a borda-falsa.
Borda-falsa: Parapeito do navio no convés, de chapas mais leves que as outras chapas do costado. Tem por fim proteger o pessoal e o material que estiverem no convés, evitando que caiam ao mar. Na borda-falsa há sempre saídas d’água retangulares cujas portinholas se abrem somente de dentro para...
tracking img