Florence nightingale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Florence Nightingale

Florence Nightingale nasceu no dia 12 de Maio de 1820, em Florença. Ela ficou conhecida como a enfermeira que lutou contra as políticas de sua época,para que as enfermeiras (desvalorizadas na época) fossem aceitas para cuidar dos soldados ingleses na Batalha da Criméia. Florence também ficou conhecida como a dama da lâmpada,por conta dos doentes que ela cuidava no escuro.
No campo da estatística, Florence criou o sistema de representação gráfica como o gráfico setorial.
Vinda de uma famíliarica e aristocrata do séc. XIX, ela os desafiou com a sua decisão de virar enfermeira durante a Guerra da Criméia em 1845, e isso provocou o rompimento com a sua mãe.
Quandochegou ao alojamento dos feridos, Florence não gostou do que viu, era um lugar sujo, cheio de odores, e desorganizado. O chefe não permitiu que ela fizesse algo no meio de tantoshomens, porém ela não aceitou, transformou aquele lugar com planejamento, organização e limpeza. Ela conseguiu reduzir consideravelmente o número de mortes entre os soldados.Florence conquistou o reconhecimento mundial. Em 1883, a rainha Vitória lhe concedeu a cruz vermelha real e em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a ordem demérito.
A história de Florence é muita linda e emocionante, realmente ela merece toda a honra no contexto da enfermagem e do controle sanitarista, ela foi uma mulher guerreira,superou obstáculos, recusou uma vida de riquezas para doar-se e cuidar dos outros, sobretudo os mais pobres e necessitados. Ela morreu no dia 13 de agosto de 1910, após 14 anos semconseguir sair da cama. Florence é o espelho da enfermagem moderna, é graças a ela que no dia 12 de maio (o dia em que ela nasceu) comemoramos o dia internacional da enfermagem.
tracking img