Solda automatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ

Automação Industrial
Tema do Trabalho: Soldagem Automática

Alunos:

Fabrine da Silva dos SantosProfessor: Humberto Accioly

Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2013.
INTRODUÇÃO:
A necessidade em aumentar a produtividade, superar a escassez de trabalho qualificado e o aumento crescente das exigências de segurança elevaram a demanda pela automação, superando assim, muitos dos problemas do dia a dia da soldagem. Dependendo da necessidade de umaorganização, baseado nos processos de soldagem, material, tamanho e geometria do produto o grau de automatização escolhido pode ser maior ou menor.
Desde a aceitação da soldagem como um método de fabricação, para a produção de componentes críticos, tem se mecanizado o processo, com o intuito de aumentar a produtividade, reduzir a fadiga no trabalho e para operar com sucesso em ambientes perigosos.Isto resultou no desenvolvimento de inovações, como a solda por gravidade, oxiacetileno, a mecanização da solda a arco usando eletrodo revestido (SMAW).

SOLDAGEM TIG:
Trata-se do processo de soldagem com arco, em que a união é produzida pelo calor do arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio não consumível e as peças a serem unidas. A proteção contra contaminação pelaatmosfera é realizada por uma nuvem de gás inerte aplicado por um bocal junto ao eletrodo.
O processo TIG é mais adequado para soldar ligas não ferrosas e juntas que precisem de bom acabamento na raiz. Aplicável à maioria dos metais e suas ligas numa ampla faixa de espessuras, é um processo bastante utilizado nas ligas de alumínio, magnésio, titânio e aços inoxidáveis, permite a soldagem sem utilizaçãode metal de adição – soldagem autógena.
O processo TIG permite um controle independente da fonte de calor e do metal de adição, resultando em um excelente controle da energia transferida para a peça. Como utiliza gás inerte para a proteção contra a oxidação pela atmosfera, não ocorrem reações entre o metal fundido e o gás de proteção, não há formação de escória e tampouco há formação de fumos, oque confere ótima visibilidade para o soldador. Não há a necessidade do trabalho de remoção da escória entre os passes. A soldagem é “limpa”, resultando em um cordão de solda com boa aparência e acabamento. O processo pode ser mecanizado ou automatizado, não existe a necessidade de um soldador, apenas de um operador, que entretanto deve conhecer bem a técnica para identificar possíveisproblemas.

As principais vantagens do processo são:
•Produz soldas de alta qualidade;
•Solda a maioria dos metais e ligas;
•Produz poça de fusão calma;
•A fonte de calor é concentrada, minimizando a ZTA (zona termicamente afetada) e as distorções.
•Fácil automatização.

As principais limitações do processo são:
•Processo com baixa taxa de deposição (baixa produtividade);
•Impossibilidade desoldagem em locais com corrente de ar;
•Possibilidade de inclusão de tungstênio na solda (material frágil e duro).

Dispositivos para automação:
A soldagem TIG na condição automatizada exige acessórios de vital importância, os quais podem ser citados:
• Dispositivos seguidores automáticos de juntas
• Mecanismos osciladores da tocha
• Monitoramento de soldagem por imagem de vídeo com controleautomático da trajetória da soldagem.

SOLDAGEM MIG:
O processo de soldagem MIG pode ser definido como um processo de soldagem por fusão, que utiliza o calor de um arco elétrico formado entre um eletrodo metálico consumível e a poça. Tanto o arco quanto a poça de fusão são protegidos contra a contaminação pela atmosfera por um gás ou uma mistura de gases.
Os gases de proteção usados no...
tracking img