Solar dum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PALAVRAS CHAVE: Energia Térmica, Energia Mecânica, Energias Renováveis.

SUMÁRIO

Esta máquina tem base num sistema rústico mas eficaz de transformar energia térmica, proveniente da luz solar absorvida por dois receptores, em energia mecânica, podendo esta ser aproveitada para outros fins. Um mecanismo simples, efectuado a partir de materiais acessíveis a todos, esta máquina pode ser ofuturo próximo da maquinaria moderna.

Introdução

A Solar-dam é uma máquina alimentada a luz solar inserida em dois recipientes próprios para o efeito que por sua vez estão ligados a dois depósitos de água (cada receptor liga a um deposito de forma cruzada), com o objectivo de enviar o ar dilatado para os depósitos, fazendo pressão na água e fazendo com que a água vá de um depósito para ooutro. A máquina estará inclinada com o objectivo de a água ter q subir de um depósito para o outro. Com isto a máquina irá rodar através do peso da água.
Esta energia mecânica pode ser aproveitada por um gerador para a transformar em energia eléctrica.






Descrição do sistema

Os materiais utilizados nesta máquina são materiais que estão ao alcance de qualquer pessoa. A base destesistema é uma tábua de madeira com um outro bocado de madeira pregado para dar a inclinação á maquina como é desejado. Neste bocado de maneira inclinado está ‘pregado’ uma broca velha com pouco atrito onde se irá ligar a roda do mecanismo para que esta possa rodar.
A ‘roda’ do sistema é uma tampa de metal duma lata velha que parecendo ter umas boas medidas e ser de um material indicado para aconstrução deste mecanismo foi utilizada então com o objectivo de a roda girar. Esta tampa contem um rebite no seu centro com a parte oca voltada para baixo, sendo q a broca que se encontra na base entra no rebite fazendo assim a ligação entre os dois objectos (base e tampa).
Os dois depósitos de água utilizados são frascos de iogurte reutilizados pois têm as características ideais para estesistema. Cada um destes frascos tem dois furos, um em cima e outro situado em baixo do frasco, sendo que cada um destes furos serve para a ligação de um tubo de borracha selado através de silicone e posteriormente por cola quente devido ao facto do furo não estar completamente selado como desejado. O furo de cima está ligado ao receptor da luz solar do lado oposto da máquina, onde passará apenas ar.Já o tubo situado mais abaixo do depósito efectua a ligação dos frascos entre si e neste tubo passará água. Para colocar os depósitos na ‘roda’, como desejado, utilizou-se, como suporte, a parte de baixo de uma garrafa de plástico cortada a meio (com o diâmetro um pouco superior ao do frasco utilizado nos depósitos) aparafusada á tampa junto ao centro, uma de cada lado e colocou-se cada depósitono respectivo suporte.
Para receptores da luz solar utilizou-se duas garrafas de água de 50cl. Dentro destas garrafas foi colocado papel preto com o objectivo de absorver melhor o calor desejado. Estas garrafas têm um furo, onde se situa o tudo que fará ligação com o depósito do lado oposto, como já foi referido antes. Este furo foi também foi também selado com silicone. Como se queria que osreceptores estivem num plano mais elevado que a ‘roda’ para que recebesse mais calor não se podia efectuar o mesmo sistema de suporte que efectuou com os depósitos. Utilizou-se então um tudo com diâmetro pouco superior ás garrafas, para que estas caibam dentro dele. O tudo foi recortado de modo a deixar as garrafas receber calor e foram também fechado com uma rede de arame para que as garrafas nãocaiam do suporto e passando o tubo no meio da rede. O tubo tem uma parte em baixo maior que está aparafusada á ‘roda’ fazendo com que os receptores fiquem num plano superior ao da ‘roda’.
Para a máquina funcionar é preciso posicioná-la de modo a um receptor estar virado para o sol, fazendo assim que o mecanismo da máquina entrar em acção. Devido á inclinação da máquina um receptor estará num...
tracking img