Sofhar, pensando no futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES
SISTEMATIZAÇÃO

SOFHAR, PENSANDO NO FUTURO

ALUNO: RENATO RODRIGUES FREITAS
MATRÍCULA: UC 10407334
TURMA: GTI – POLO NAGOYA - 2° SEMESTRE

RESUMO
Indo atrás da informação, estamos fazendo parte da era ou da época do conhecimento, onde tudo é acelerado por megabytes ou gigabytes, vivemos num mundo de intensa mudança, como uma verdadeira sociedade dainformação.
Baseado nesse contexto, busquei uma empresa que já conhecia a sua história, e um pouco de sua estrutura e seu objetivo junto ao mercado.

INTRODUÇÃO
SOFHAR, empresa de Gestão&Tecnologia, com soluções especializadas em tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), criada em Curitiba no Paraná, em 1986, em uma garagem, onde no início prestavam serviços para área detelecomunicações e manutenção de equipamentos telefônicos para o setor privado. Manteve no ramo até 1998, quando em sua loja que não era mais uma garagem, já vendia notebooks, microcomputadores e softwares.
Hoje a SOFHAR trabalha com grandes parceiros tecnológicos como Microsoft, SAP, Symantec e LANDesk. Entre os serviços técnicos especializados oferecidos pela empresa estão outsourcing, integração,colaboração, fábrica de software, desenvolvimento de soluções, consultoria especializada em gestão pública e privada, infraestrutura, suporte e treinamento e certificação de profissionais em TI, tem mais de 250 profissionais qualificados e reconhecidos no Brasil e exterior.
Principal slogan da SOFHAR:
- Gestão
- Integração
- Resultado

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMATIZAÇÃO DAAPRENDIZAGEM

1° CASO

O Detran do Paraná, não possuía um sistema de informações ágil, de dados estatísticos de condutores, infrações, suspensões e renovação de carteira, devido todo o seu sistema ser centralizado em mainframe, sendo que demorava até 15 dias para se ter tal informação. Como a demanda por informação nesse caso tinha que ser eficiente e ágil, optou-se por usar uma
tecnologia como oBanco de Dados Multidimensional, disponibilidade e manipulação de informações para tomadas de decisões com eficiência e, mais importante, com o embasamento.
O Detran fazia de necessário, agilizar procedimentos inadequados para gerar informações;
- Conexão micro-mainframe, para utilizar um programa que armazenava informações, dados e relatórios estatísticos.
- Minimizar o tempo das respostas deconsultas.
- Armazenar grande volume de dados históricos.
- Permitir a elaboração de relatórios web dinâmicos, utilizados não só por usuários internos, mas também por usuários das demais Ciretrans do Estado.
- Facilitar a administração do ambiente operacional de BI minimizando os tempos de cargas de dados e liberação da informação.
Solução
A solução encontrada pela SOFHAR e implementada foi aadoção do modelo Multidimensional OLAP onde as agregações das consultas são guardadas em uma estrutura separada da base, possibilitando consultas rápidas de acordo com a exigência do usuário final.
- Reestruturação do Modelo Lógico e Físico e redefinição da estratégia de transcrição da massa de dados.
- Criação dos serviços de transformação de dados (métodos de carga de dados e processamentode cubos).
- Análises de Performance.
- Criação dos relatórios Web de maior utilização.
- Implantação da solução.
- Manutenção das bases de dados.
- Treinamento dos usuários finais.
- Documentação dos processos.
Tecnologias implementadas:
MS Windows 2000
Windows NT
MS SQL Server 2000
Modelo relacional de dados a nível empresarial.
Business Objects 5.0
Ferramenta que permitemuniversos, e relatórios pré-escritas, a serem armazenados centralmente e fez seletivamente disponíveis para as comunidades de nomes de usuário protegido por senha.
Internet Information Server 5.0
Servidor web aplicação e um conjunto de módulos de extensão de recurso.
Visual Studio 6.0
Pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software especialmente dedicado ao framework...
tracking img