Socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÓCRATES, filósofo grego (Alópece, Grécia, c. 470 a.C. - Atenas, Grécia, 399 a.C.). Sua vida digna e sua morte corajosa, assim como seus ensinamentos, fizeram dele uma das personalidades mais admiradas da história. Acreditava que a natureza humana levava as pessoas a agir corretamente e de acordo com o conhecimento. Sócrates achava que as ações más e erradas originavam-se da ignorância e dofracasso em descobrir por que as pessoas agiam dessa forma. Consta que afirmou que "uma vida sem investigação não vale a pena" e "nenhum homem faz o mal conscientemente". Sócrates devotou-se inteiramente à busca da verdade e do bem.
Vida. Sócrates nasceu em Alópece, na península da Ática. Não deixou nada escrito. A maior parte das informações sobre sua vida e seus ensinamentos vem das Memoráveis e doBanquete, do historiador Xenofonte; dos diálogos do filósofo Platão; da comédia Nuvens, de Aristófanes; e das obras do filósofo Aristóteles. Xenofonte e Platão foram discípulos de Sócrates; Aristóteles, discípulo de Platão. Aristófanes foi um dramaturgo importante na época de Sócrates.
Segundo Xenofonte, Sócrates era um professor respeitado que se interessava principalmente em ajudar as pessoas ase tornarem boas. Os diálogos de Platão nos ensinam que Sócrates não se preocupava apenas com a ética, mas também com a lógica e com a teoria das idéias. Essa teoria tentava identificar em um objeto ou idéia a qualidade que permanece constante e imutável. Os diálogos de Platão contêm o relato mais provável da vida e dos ensinamentos de Sócrates. Aristóteles parece concordar com a visão platônicade Sócrates, mas afirmava que a teoria das idéias era mais uma característica da filosofia platônica do que da socrática. Em Nuvens, de Aristófanes, Sócrates aparece como um homem tolo que defendia teorias fantásticas.
Sócrates vestia-se com simplicidade e era conhecido por sua moderação no comer e no beber. Era casado com Xantipa, que, segundo a tradição, tinha um péssimo temperamento e era umapessoa de convivência difícil. O casal tinha, provavelmente, pelo menos dois filhos.
Ensinava nas ruas, no mercado e nos ginásios. Ensinava através do questionamento de seus ouvintes, mostrando-lhes como as respostas que davam eram inadequadas. Sócrates tinha adeptos entusiásticos entre os jovens de Atenas, mas o povo não confiava nele devido a suas opiniões pouco ortodoxas sobre religião e seudesprezo à opinião pública.
Inevitavelmente, fez inimigos entre os atenienses influentes. Foi levado a julgamento, acusado de corromper jovens e desrespeitar as tradições religiosas. Sócrates defendeu-se afirmando que um conhecimento claro da verdade era essencial a uma conduta correta. A ação, afirmou, equivale ao conhecimento. Portanto, a virtude pode ser ensinada porque a ação correta envolvepensamento. Insinuava que os governantes deviam ser homens que soubessem como governar, não necessariamente aqueles que tinham sido eleitos. Sócrates pode ter parecido perigoso para a democracia ateniense, mas o que defendia eram as bases daquela democracia. Platão descreveu a defesa de Sócrates em seu diálogo A Apologia de Sócrates.
O júri considerou Sócrates culpado, sentenciando-o à morte. Épossível que o júri tenha dado essa sentença severa devido ao orgulho inquebrantável com que Sócrates conduziu sua defesa. Recusou diversas oportunidades de escapar da prisão e levou a cabo sua sentença, bebendo calmamente uma taça de um veneno chamado cicuta. Um relato comovedor da morte de Sócrates encontra-se em Fédon, de Platão.
O Método Socrático. Sócrates introduziu a idéia de definiçõesuniversais. Acreditava que, embora as pessoas e as coisas variassem individualmente e fossem construídas de modo diverso, as definições de como elas eram semelhantes ou diferentes permaneciam constantes. Por exemplo, os cachorros diferem em cor, tamanho e forma. Contudo, há algumas características comuns, pelas quais identificamos esses animais como cachorros e não como gatos ou camelos. Essas...
tracking img