Socrates e jesus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A inspiração deste livro resulta inicialmente de duas fontes: a primeira, do capítulo 1 de Philosophical Fragments1, de Soren Kierkegaard, no qual ele compara Jesus a Sócrates — os doismaiores mestres da História; a segunda, é do livro de Atos, capítulo 17, em que os discípulos dos dois mestres interagem pela primeira vez.
Jesus e Sócrates são certamente os dois homens maisinfluentes que já existiram, pois dão origem aos dois principais segmentos da civilização Ocidental: a cultura bíblica (judaico-cristã) e a clássica (greco-romana). Assim como Jesus é o centro da primeira,Sócrates o é para a segunda. O que caracteriza a nossa civilização de forma mais óbvia, ou seja, o evento secular de maior sucesso da História, é a tecnologia. Esta, por sua vez, é fruto da ciência, queé conseqüência da filosofia; esta última a grande herança de Sócrates.
Sócrates e Jesus nunca escreveram um livro nem fundaram uma escola ou viajaram pelo mundo, não militaram na política nem tiveramalguma ambição terrena. Tomás de Aquino explicou que Cristo nunca ensinou por meio da escrita porque sua doutrina era de ordem suprema; sua pessoa e sua vida eram uma doutrina perfeita e completa, quedispensava ser incluída em um livro com palavras e ensino de segunda mão. Em seguida, Aquino acrescenta: "à semelhança de Sócrates entre os filósofos"2.
Kierkegaard — que disse que cada palavraescrita por ele foi unicamente sobre uma coisa: o que significa SER um cristão [o ponto de vista de meu trabalho como autor] — via Sócrates como a perfeita pedra de toque de Jesus. Como poderia alguémsuperar Sócrates? Haveria alternativa para a sua busca ardorosa e sincera da verdade, pelo modesto método de questionamento? Seria possível a Verdade nos alcançar em vez de nós a ela? A Verdade deveriachegar até nós de fora para dentro em vez de fazê-lo de dentro para fora? Kierkegaard desenvolveu seu "experimento mental" adotando pormenorizadamente o ponto de vista do filósofo socrático; em...
tracking img