Projecto arquitectura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projecto de Arquitectura

Hotel Infante
Avenida do Infante, Funchal

Grupo 2: João Sousa- 2050309 Juan Gouveia- 2054309 Pedro Silva-2023109 Tiago Machado-2019809

Ilustração 1 - Estudo cromático

Âmbito do Projecto
Este Projecto surgiu no âmbito da cadeira de Planeamento Regional e Urbano e Sistemas de Informação Geográfica, lecionada na Universidade da Madeira no ano lectivo de2011/2012 pelo docente Jorge Freitas. O terreno a intervir, situa-se numa Zona de Reconversão Urbana (ZRU) de acordo com a Planta de Zonamento, a norte delimitado pela Avenida do Infante e a Sul e Este pela Rua Imperatriz Dona Amélia. A sul do terreno junto à Rua Imperatriz Dona Amélia e de acordo com a Planta de Condicionantes, está localizado um Fontanário que é um Património Inventariado nãoclassificado. E de acordo com o Extracto de Ordenamento, o terreno, encontra-se numa Zona de Alta densidade turística. Assim, optou-se pela construcção de um estabelecimento comercial especializado em proporcionar acomodações para viajantes, ou seja, um Hotel. O projecto, denominado de “Hotel do Infante”, por ter a sua localização junto a esta artéria movimentada da cidade, prevê aliar um estilo dedesign arquitectónico moderno a uma localização privilegiada, junto à baixa da cidade do Funchal, e assim contribuir para o desenvolvimento turístico e económico da ilha da Madeira.O Hotel foi desenhado de forma a obter a melhor classificação em termos de qualidade e conforto de forma a competir com as outras empresas do mesmo ramo já existentes no mercado turístico regional. O espaço e a integraçãoda luz natural são as principais características do edifício. Com o mar aos seus pés, os clientes terão a oportunidade de usufruir de uma serie de serviços tais como ginásio, SPA, restaurante, piscina, salas de reuniões e conferências, com o objectivo de proporcionar a estadia mais descontraída possível. O Hotel do Infante encontra-se a 20 Km do Aeroporto Internacional da Madeira e a escassosminutos a pé do Centro do Funchal. O estacionamento automóvel encontra-se disponível no local.

Memória Descritiva
O presente estudo refere-se à memória descritiva do projecto de arquitectura para contrução de uma unidade hoteleira no local antes descrito. Atendendo à localização e à sua dimensão, pretendeu-se tirar o maior beneficio quer visual quer espacial, tanto interior como exterior doedifício. Programa: O edifício proposto conta com 11 pisos visitáveis, sendo um dos uma cave que serve de estacionamento. Características da Construção: A construção será efectuara por processos tradicionais, com laje de betão armado, sendo as paredes interiores em alvenaria de blocos de cimento devidamente revestidas e as paredes exteriores em vidro espelhado com armação em aço, sendo as paredes do piso0 em alvenaria de blocos de cimento devidamente revestidas.

Estrutura: Será composta por Pilares, vigas e Lages em Betão Armado (Betão B25 e Aço A400) Paredes: As paredes interiores serão em alvenaria serão em blocos de cimento (50x20x10) assentes com argamassa de cimento e areia. As paredes exteriores do piso 0 serão paredes duplas em alvenaria de blocos de cimento (50x20x20) assentes emargamassa de cimento separadas por uma caixa de isolamento térmico. Revestimentos: As paredes da cozinha e das casas de banho serão revestidas em azulejo a definir no acto da contrução. Nos restantes compartimentos e paredes exteriores, as áreas de alvenaria serão devidamente rebocadas e pintadas em conformidade com o estudo cromático apresentado.

Pavimentos: Os pavimentos da cozinha e casas debanho serão em mozaico a definir no acto da contrução. Os pavimentos da recepção e corredores serão em mozaicos de granito de cor escura. Os pavimentos dos quartos serão em soalho tradicional a definir em obra. Os restantes pavimentos serão definidos em obra tendo em conta o factor estéctico e funcional. Equipamentos: As casas de banho, instalações sanitarias e lavandaria serão equipadas com as...
tracking img