Sociopatas e psicopatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tanto a psicopatia como a sociopatia são considerados distúrbios mentais graves caracterizados por um desvio de carácter, ausênsia de sentimentos genuínos, frieza, insenbilidade aos sentimentosalheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorsos e culpa para actos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições.

Referem-se a transtornos caracterizados por actos anti-sociais contínuos (semser sinónimo de criminalidade) e principalmente por uma inabilidade de seguir normas sociais em muitos aspectos do desenvolvimento da adolescência e da vida adulta. Os portadores destes transtornosnão apresentam quaisquer sinais de anormalidade mental (alucinações, delírios, ansiedade excessiva, etc.) o que torna o reconhecimento desta condição muito difícil. Além disso são superficialmentecharmosos e muitos deles são excelentes a imitar as emoções humanas, conseguindo passar despercebidos e integrar-se numa variedade de ambientes. Conseguem facilmente a simpatia e confiança das pessoas quequerem manipular.



A evolução dos conceitos de psicopatia e sociopatia têm vindo a ocorrer ao longo da História...
Apesar das francas semelhanças entre psicopatia e sociopatia, existemvários conceitos para ambas, sendo que nenhum deles se apresenta consensual. No entanto, na generalidade, são designadas como TPA's (Transtornos de personalidade anti-sociais).
Eis algumas descrições deambas as terminologias assim como distinções/comparações:

Sociopatia ou transtorno de personalidade anti-social é um distúrbio do foro psicológico descrito no DSM-IV (manual diagnóstico eestatístico de doenças mentais )*. A psicopatia bastante próxima do transtorno de personalidade anti-social, em geral, é mais severa que este. Na Classificação Internacional de Doenças (CID), este transtorno échamado de Transtorno de Personalidade Dissocial.

Existe também a distinção refente á origem, em que as duas variantes da personalidade anti-social têm como causa uma interacção variada entre...
tracking img