Trabalhos diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

GEOGRAFIA





Os acidentes nucleares de
Chernobyl e Fukushima






















Os acidentes nucleares de Chernobyl eFukushima


O acidente nuclear de Chernobyl é considerado o pior acidente nuclear da história e a nuvem de radioatividade atingiu a Europa Oriental, parte da União Soviética e chegou até mesmo aoReino Unido. Os efeitos da catástrofe permanecem até hoje: Chernobyl é uma cidade fantasma. Números oficiais indicam que 2,3 milhões de pessoas foram afetadas.
Na ocasião, o quarto reator dausina de Chernobyl sofreu um incêndio proporcionando uma explosão. O acidente levou a uma série de explosões adicionais que ocasionaram em uma catástrofe nuclear.
O acidente nuclear japonês,provocado pelo terremoto e o tsunami que atingiram o país no dia 11 de março de 2011, fosse comparado ao desastre ocorrido na central nuclear ucraniana de Chernobyl, então União Soviética, em 1986. Asituação mais preocupante para os japoneses até o momento é a da usina de Fukushima Daiichi, a 240 km da capital Tóquio.
Especialistas e profissionais da AIEA (Agência Internacional de EnergiaAtômica) evitam classificar o acidente japonês como um “novo Chernobyl”, apesar de entenderem a gravidade do caso, mas a diferença é que a usina de Fukushima Daiichi, assim como as outras afetadas,possuem um invólucro de contenção. O caso de Chernobyl, não tinha o invólucro protetor.
Segundo especialistas, o acidente de Fukushima Daiichi lembra mais o de Three Mile Island, nos Estados Unidos,em 1979. Os reatores são de desenho e concepção muito diferentes. O que houve em Fukushima é que o circuito de refrigeração deixou de funcionar, como ocorreu em Three Mile Island, o que levou aoderretimento do núcleo do reator. Em Chernobyl o reator pegou fogo e explodiu. Quando ocorreu, o acidente norte-americano foi considerado o pior da história, até ser superado por Chernobyl.
Em...
tracking img