Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento
João-Francisco Duarte Júnior
O que é realidade.
Editora Brasiliense
10ª Ed. 1994

A manutenção da realidade

 “Sendo produtos históricos da atividade humana, todos os universossocialmente construídos modificam-se, e a transformação e realizada pelas ações concretas dos seres humanos.” (P. Berger e T. Luckmann).

 As instituições corporificam-se na vida cotidiana dosindivíduos através dos papéis que estes devem desempenhar para fazer parte delas.

 O estabelecimento de papéis, isto é, de modos padronizados de comportamento, já é um primeiro instrumento protetor deque se valem as instituições a fim de se preservarem.

 ...o grau de rigidez e de estereotipia exigido no desempenho dos papéis depende do tipo de instituição em que se está e do tipo de sistemapolítico maior que rege a sociedade.

 ...é justamente esta margem de individualidade dentro dos papéis que possibilita a evolução e alteração das instituições a partir de suas bases, ou seja, daconduta de seus membros.

 ...visões divergentes que surjam no interior de um dado universo simbólico.
 Contêm em si o gérmen da subversão, e a ordem institucional procura também se proteger dessas"heresias".

 ...é impossível ao indivíduo sozinho manter uma concepção discordante do universo simbólico em que está.

 Todo universo simbólico, então, contém em si mecanismos conceituais de autoproteção destinados a destruir possíveis oposições que possam surgir no seu interior.

 Os mecanismos de manutenção dos universos simbólicos (e das instituições) são de dois tipos: terapêuticos eaniquiladores.

 (A solução terapêutica das divergências surgidas dentro de um universo simbólico implica que este universo possua, em seu corpo de conhecimentos, três mecanismos específicos: 1)uma teoria da dissidência; 2) um aparelho de diagnóstico e 3) um sistema para a "cura" propriamente dita.

 A teoria da dissidência já prevê conceitualmente a possibilidade de surgirem desvios...
tracking img