Petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
E MÉDIO “GENIQUAQUARA”

PEDRO BARBOSA BENEVIDES

PETRÓLEO

GENIQUAQUARA
2011
PETRÓLEO

O petróleo é um líquido oleoso, cuja cor varia segundo aorigem, oscilando do negro ao âmbar. É encontrado no subsolo, em profundidades variáveis (podem haver acumulações tanto a poucos metros da superfície terrestre, quanto a mais de 3 mil metros deprofundidade) e é muito rico em hidrocarbonetos (HC).
O petróleo é um recurso natural abundante, sendo que sua pesquisa exige altos investimentos e grande complexidade em seus estudos.

Origem
Diversasteorias tentam explicar a origem do petróleo. Atualmente, a mais aceita entre os geólogos é a de que seja oriundo de substâncias de natureza orgânica.
Com base na teoria orgânica da origem do petróleo, omesmo deverá ser encontrado com maior probabilidade nas áreas em que, no decorrer de diferentes eras geológicas, houve deposição de rochas sedimentares e acumulação de restos orgânicos. Fica então, praticamente excluída a possibilidade da presença de petróleo nas rochas ígneas e metamórficas, porém, a confirmação só é possível com a perfuração

Tipos de petróleo
- Petróleo Brent: petróleoproduzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino.
- Petróleo Light:petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.
- Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.
- Petróleo Parafínico: petróleo com grandeconcentração de hidrocarnonetos parafínicos.
- Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.

2 ESTRUTURA QUÍMICA

A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos emares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos iam sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares....
tracking img