Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
* Universidade federal de Rondônia,pedagogia noturno primeiro semestre. Sociologia.

* Caracterize o papel da esquerda e da direita no Brasil
À esquerda e a direita são diferentes modo de pensar e de agir dos políticos, a distinção destes é a diversa postura que o homens em sociedade assumem diante do ideal de igualdade (Bobbio, 1995: 95).
Pode ser chamada de esquerdas as praticas sociaise políticas e teorias que causam uma transformação na ordem existe, geralmente com bases desiguais que geram recursos de poder para dominar, hoje as esquerdas são denominadas como alguma força política ou social de aspectos socialista como alternativa para a sociedade capitalista.
Garcia (1986a; 1994), divide a esquerda em três gerações, a primeira geração em 1922 com o Partido Comunista doBrasil, primeiro democrático-burguesa e segundo antifeudal e antiimperialista. A segunda geração se auto-intitula de esquerda revolucionária, resulta de uma combinação entre determinismo econômico e voluntarismo político. A terceira geração é denominada por Garcia (1986a) de esquerda social, surgiu no final da década de 1970, trata-se de um conjunto de tendências anticapitalista que surgiram nosmovimentos sociais, duas características marcam essa geração a ausência de referências internacionais a sua heterogeneidade no plano ideológico.
A direita queria um governo o socialista ou a democracia, mas a isso respondiam que nem um nem outro e sim os dois.
A direita sempre defendia a ordem pública e ia contra os conceitos e a visão da esquerda, era organizada pela burguesia a favor da ditadura,já a esquerda era organizada pela classe média e baixa, formada por trabalhadores, visava à liberdade e igualdade para todos não deixando de ter os valores e uma visão de democracia e socialismo andando juntos.

Estabeleça uma relação entre socialismo e democracia
O socialismo considerava-se uma relação com as esquerdas, nos quais os reformistas e revolucionários,faziam parte dosocialismo resultando no processo cumulativo de reformas,de caráter nacional sob a direção do sistema capitalista, e de suas instituições políticas, e estava ligado a vários movimentos políticos que o tornava dependente de uma democracia que o ajudaria a criar novas leis de proteção,por métodos mais igualitários para a sociedade trabalhista revolucionária.No qual objetivo era orientar mudançashierárquicas definindo possíveis alianças dos reformistas e revolucionários, sobre como poderiam organizar uma economia mais justa para com os meios de produção
A democracia está associada na valorização da política com a ação transformadora e criadora de determinada realidade assim um determinado grupo social torna hegemônico através da ação política o pci particularmente destacou-se em 1970e1980,na questão democrática e socialismo,seu regime demonstra que a forma política democrática e que permite á classe operária lutar por sua hegemonia,o socialismo para
Avançar necessita da democracia, por que é ela que melhor proporciona as classes subalternas, as condições idéias para dominar.

Estabeleça uma relação entre Gramsci e o PCI
Um comunista inovador, Gramsci coloca a questãodemocrática como um pensamento mais centralizado da discussão, sem receio de transparecer que é revolucionário. Tendo de diferenciar do modelo soviético sem romper com a URSS, com um pensamento democrático de esquerda defende o conceito de uma política num sentido amplo, trabalhar de acordo com a necessidade da sociedade.
Dirigente e fundador do PCI(1921), ele tem o compromisso de introduzir areflexão,para a renovação da cultura,também originar uma nova estratégia para o socialismo, pois para Gramsci o importante é criar uma política de acordo com as idéias, fazendo delas um guia para a ação política e civil formada por um conjunto de instituições e organizações,com a força prática governamental nas mãos, sendo possível conceder posições no sentido de amplo estado.
Gramsci aponta caminhos...
tracking img