Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS



Imaginação Sociológica e Símbolos e Culturas

Graduandos: | Adrian Nascimento |
| Dayse Falcão |
| Eulaila FrançaMarilia LeãoMaríliaArruda |
Disciplina: | Sociologia |
Professora: | Artur |

RECIFE
2013

Introdução

* Do texto imaginação Sociológica
Na tentativa de entender o comportamento social, os sociólogos se baseiam em um tipo incomum de pensamento criativo, esse pensamento é descrito como imaginação sociologia - uma consciência da relação entre indivíduo e sociedade, na qual é permitido compreender aligação entre o ambiente social pessoal e o mundo social impessoal. A imaginação sociológica é uma ferramenta que nos permite proporcionar poder, ela muda o nosso olhar habitual para um novo olhar, além de uma compreensão limitada, para uma lente mais potente.

* Do texto símbolos e culturas
Os símbolos estão inseridos no dia-a-dia, até os animais utilizam desse recurso para a organização,existindo diferença entre a forma como são utilizados por eles e pelos os humanos, um geneticamente programado e outro adaptado de acordo com suas necessidades.
Na sociedade os símbolos são divididos em sistema de acordo com seu campo de atuação. São eles os sistemas de linguagem, tecnológico, valores, crenças, normativos e o estoque de conhecimento.
Os símbolos também estão inseridos nos conflitossociais, nas subculturas, contradições e no etnocentrismo, os mesmos causados por falta do conhecimento ou até mesmo da não aceitação das diferentes culturas e dos símbolos que por elas são utilizados.

Desenvolvimento

* Imaginação Sociológica
Hoje em dia os homens percebem que dentro dos mundos cotidianos, não podem superar suas preocupações, e quase sempre tem razão nesse sentimento etudo que tentam fazer está limitado. Eles sentem que precisam de uma qualidade de espírito que lhes ajude a usar a informação e desenvolver a razão, a fim de perceber com lucidez o que está ocorrendo no mundo e o que pode está acontecendo dentro deles mesmos. Podemos chamar essa qualidade de imaginação sociológica.
Três elementos fundamentais que compõem a imaginação sociológica: A Historia, aBiografia e a Estrutura Social. O primeiro fruto dessa imaginação é a ideia de que o individuo só compreende sua própria experiência e avalia seu próprio destino localizando-se dentro de um período. Essa imaginação sociológica nos permite entender a historia e a biografia dentro da sociedade, sendo a capacidade de passar de uma perspectiva para outra.
A destinação mais proveitosa da imaginaçãosociológica é “As perturbações pessoais originadas no meio mais próximo e as questões de estrutura social”.
As perturbações ocorrem dentro do caráter do indivíduo e do âmbito de suas relações com os outros. A questão da estrutura social é um assunto público, o valor é estimado pelo indivíduo ou publico que está ameaçado, na verdade essa questão envolve quase sempre uma crise nas disposiçõesinstitucionais e com frequência no que os marxistas chamam de contradições.
Nessas condições consideremos o desemprego, tanto a formulação exata do problema como a gama de soluções possíveis exigem que consideremos as instituições econômicas e políticas da sociedade e não apenas a situação pessoal e o caráter de um punhado de indivíduos. Podemos considerar outros exemplos como a guerra, o casamento, ametrópole e o divórcio. No caso do divórcio, é um fato pessoal entre o marido e a esposa, porém, com o uso da imaginação sociológica não é apenas um problema pessoal, mas sim uma preocupação da sociedade, pois redefine a família. Ter consciência da ideia de estrutura social e utiliza-la com sensibilidade é ser capaz de identificar as ligações entre uma grande variedade de ambientes, ser capaz de...
tracking img