Gastronomia e historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GASTRONOMIA DO MÉXICO

NORTE DO MÉXICO

Chamado de “ a fronteira”.  Teve uma colonização difícil devido aos desertos, cânions, e duas cadeias de montanhas.  Nas montanhas plantavam milho, abóbora, e pimenta, ingrediente que são encontrados até hoje nos pratos regionais.  Pastores de carneiros e vaqueiros cozinhavam à céu aberto fajitas e enchilladas.


Prof. André Athayde

MÉXICOCENTRAL
Formado pela capital, Cidade do México, e estados que a circundam.  Historicamente a população mexicana se centralizou nessa região. Teotihuacan se formou em torno de 2 a.c. Foi o maior centro de comércio e civilização no Novo Mundo com grandes mercados, pomares de abacates, cocos, abacaxis tomates e tomatillos.  A comida dessa área se desenvolveu com o tempo e seus habitantes atualmenteutilizam os ingredientes que consideramos mexicanos, como a erva santa, folhas de abacateiro, orégano mexicano e queso fresco.


Prof. André Athayde

SUL
Região de vulcões ativos e planícies no Pacífico. Tem vasta costa o que torna os pratos de peixes e frutos do mar abundantes.  Por ter geografia diversificada e locais isolados essa região desenvolveu culturas e culinária distintas. Oaxaca – café e mezcal (bebida semelhante a tequila feita com agave azul)  Veracurz – herança europeia (pargo a veracruziana, com sabores do mediterrâneo, com azeite de oliva)


Prof. André Athayde

OS MAIAS
Dominavam a escrita e hieroglifos e com isso, registravam sua história. Desapareceu por volta do século IX. Acredita-se que por uma epidemia.  O primeiro mês do calendário sagradocorrespondia ao nosso mês de março, época que preparavam a terra para receber as primeiras chuvas.  Na primeira comemoração do ano, homenageavam o deus Tlaloques e lhe pediam um ano fértil.  No mês de setembro comemoravam a festa da colheita de milho, feijão, abóbora, chile, cacau, tomate e baunilha.

Prof. André Athayde

OS ASTECAS

Prof. André Athayde

Ergueram, em 1325, a cidadesagrada de Tenochtitlán, atual cidade do México.  Conquistaram supremacia militar e submeteram a maioria das sociedades tribais ao pagamento de tributos e sacrifícios humanos.  Tríplice aliança entre Tenochtitlán, Texcoco e Tlacopan. Dividiam a administração contra inimigos e estediam o domínio econômico.  Apesar de estarem sempre em guerra, tinham algum parentesco, falavam a mesma língua com vidareligiosa semelhantes.


OS ASTECAS

Prof. André Athayde



Tenochtitlán foi construída sobre um lago e, no seu apogeu, chegou a 200 mil ha. Tinha duas pirâmides, Templo Sol e Tempo Lua. A religiosidade era dirigida pelos sacerdotes e derramamento de sangue e oferenda de coração de animais eram ritos comuns.

ASTECAS
Os astecas tinham pouco conhecimento com a cultura da terra masassimilaram com outros povos sobre as chinampas  São ilhas artificiais flutuantes onde cultivavam leguminosas e hortaliças. Milho, cacau, tabaco, chile, frijoles e uma espécie de abóbora chamada figo-daíndia.


Prof. André Athayde

O CACAU

Prof. André Athayde



O rei maia Huanphu ordenou a seu povo o cultivo de uma árvore miraculosa, a cacahuaquahuitl, ou cacaueiro. Era usado nopreparo de uma beberagem ritual, o chocolatl, de sabor amargo mas reconfortante e afrodisíaco.

CACAU
Montezuma II gostava de banquetes com mais de 300 pratos. Todos sofisticados e apimentados com chile. Eram tomates e pimentões recheados, rãs com molho de chile verde, peixes frescos, aves e caça.  Após as refeições o chocolate era servido de forma espumante, perfumado com baunilha servido frioem taças de couro.


Prof. André Athayde

CACAU
A bebida se transformou nos conventos onde as freiras associaram o chocolate ao mel e canela. Um pouco depois associaram também ao açúcar vindo das Canárias.  Hernán Cortés, 1528, leva uma nova receita e os utensílios para uma nova receita já que a nobreza espanhola não podia mais viver sem o chocolate. Antes monopólio da Espanha, o...
tracking img