Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL



Claudia Aline Brandão Ramos – RA: 2330416481
Daniela Carla A. B. Trudes – RA: 2316360192
Graciele Silvério Simões – RA: 2307341950
Mariana Aparecida Luziano – RA: 3368579955




SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho de Sociologia da Educação, apresentado à Professora Mariciane Moraes Nunes, da Faculdade Anhanguera Uniderp, polo de São José dos Campos SP. Para finsde avaliação nesta disciplina do curso de pedagogia.













São José dos Campos
2012

SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
Pesquisando noWikipédia encontramos a seguinte definição de sociologia_ “sociologia é a parte das ciências humanas e estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições”...ainda “Asociologia ocupa-se, ao mesmo tempo, das observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí formular generalizações teóricas;”
Já para Durkheim”a Sociologia é o estudo dos fatos sociais, sendo assim fatos sociais são maneiras coletivas de agir, pensar e sentir, impostas coercitivamente ao indivíduo pela sociedade. Todos os processos de interação humana são fatos sociais (língua, religião,leis, etc.). Possuem três características essenciais: generalidade (comum a todos), exterioridade (externo ao indivíduo e independente de sua vontade) e coercitividade (pressiona os indivíduos a seguir um comportamento social estabelecido).”
SegundoBourdieu “A sociologia como um todo está marcada pela buscada superação de um dilema clássico do pensamento sociológico, aqueleque se define pelaoposição entre subjetivismo e objetivismo. Por umlado, Bourdieu aponta as insuficiências e os riscos das abordagens que serestringem à experiência imediata do ator individual, ou seja, que se atêm de modo exclusivo ou preponderante ao universo das representações, preferências, escolhas e ações individuais”.
ParaDurkhein o meio social influência na educação, pois somos seres que “dependem” da aprovação dooutro para vivermos bem e em sociedade.Assim a criança ao imitar os trejeitos da mãe ou pai busca sua aprovação, visto que ela “reproduz” o comportamento familiar que ela vê e se espelha.
Na escola o professor “espera” que seus alunos reproduzam o comportamento socialmente aceito e sistematize o conhecimento como ele previu.
No âmbito escolar conhecer a comunidade na qual o aluno está inseridose faz necessário para que o conteúdo programático seja apresentado de forma significativa. Nada é mais desestimulante ao estudo do que não compreender o motivo de se aprender tal conteúdo e sua utilidade na vida cotidiana.
Assim sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais asociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina..
As políticas Educacionais também estão atentas á sociologia educacional visto que é através de suas contribuições e pesquisa podem-se adaptar ao currículo as necessidades de cada região.
Neste sentido a educação é umreflexo dos modos de vida do homem; encontra-se, pois, estreitamente atrelada ao contexto das relações sociais, construindo-o e nele sendo construída. Educar não é, entretanto, condicionar socialmente o indivíduo, mas, fundamentalmente, garantir-lhe liberdade e autonomia. Ela busca a compreensão do desenvolvimento humano no contexto sociocultural, bem como a promoção das potencialidades do sujeito eminteração com o outro social.
Nas palavras de Demo ( 1996, p 16)
Educação não é só ensinar, instruir, treinar, domesticar, é, sobretudo formar a autonomia do sujeito histórico competente, uma vez que, o educando não é o objetivo de ensino, mas sim sujeito do processo, parceiro de trabalho, trabalho este entre individualidade e solidariedade".
Desta maneira nas comunidades, as normas de...
tracking img