Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário:



Introdução

Propriedades periódicas

2.1 Raio atômico

2.2 Raio iônico

2.3 Volume atômico

2.4 Densidade

2.5 Pontos de fusão e ebulição

2.6 Energia de ionização

2.7 Afinidade eletrônica

2.8 Eletronegatividade

2.9 Eletropositividade

Propriedades aperiódicas

3.1Massa atômica

3.2 Calor específico

3.3 Dureza

3.4 Índice de refração

Conclusão



































1. Introdução



Os cientistas sempre procuraram por regularidades na natureza. No século XIX, vários deles tentaram conceber um sistema de classificação no qual os elementos químicos fossem organizadosde acordo com características semelhantes. Na Tabela Periódica, os elementos estão dispostos de acordo com suas propriedades químicas.

A Tabela é organizada em grupos e períodos; em um mesmo grupo estão presente os elementos que apresentam periodicidade na variação de propriedades físicas e químicas. O termo “periódica” indica algo que se repete de maneira regular. A classificação daspropriedades em periódicas e aperiódicas é usada para relacionar as características dos elementos com suas estruturas atômicas, de forma que, as periódicas se referem àquelas que obedecem à estrutura da Tabela Periódica, e as aperiódicas não.





















































2. Propriedades Periódicas



Os elementos químicossão organizados de acordo com suas propriedades periódicas e tais propriedades são alteradas de acordo com o número atômico; à medida que o número atômico aumenta, os elementos assumem valores crescentes ou decrescentes em cada período.




Raio atômico

O raio atômico se refere ao tamanho do átomo; é, basicamente, a distância do núcleo de um átomo à sua eletrosfera na camada mais externa.Porém, como o átomo não é rígido, calcula-se o raio atômico médio definido pela metade da distância (d) entre os centros dos núcleos de dois átomos de mesmo elemento numa ligação química em estado sólido.

Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo. O átomo que possui o maior número de prótons exerce maior atração sobre seus elétrons. Quanto maior o número atômico de umelemento no período, maiores são as forças exercidas entre o núcleo e a eletrosfera, o que resulta num menor raio atômico.

O raio atômico cresce na família de cima para baixo, acompanhando o número de camadas dos átomos de cada elemento; e, nos períodos, da direita para a esquerda.

O elemento de maior raio atômico é o Césio.



Raios iônicos

Quando um átomo perde ou ganha elétrons,transforma-se em íon. Nessa transformação há aumento ou diminuição das dimensões do tamanho do átomo inicial.

Cátions: o raio do cátion é menor do que o do respectivo átomo porque a saída de elétrons causa uma diminuição na quantidade deles e, portanto, a repulsão entre eles diminui. Se a repulsão entre os elétrons é menor, eles se aproximam mais, a eletrosfera diminui e o raio também. Há casosem que o átomo, ao perder elétrons, perde também uma camada, o que explica a diminuição do raio.

Ânions: o raio do ânion é maior do que o do respectivo átomo porque a entrada de elétrons causa um aumento na quantidade deles e, portanto, a repulsão entre eles aumenta. Se a repulsão entre os elétrons é maior, eles tendem a se afastar mais uns dos outros, a eletrosfera aumenta e o raio também.Então, de modo geral, tem-se:

RAIO DO CÁTION < RAIO DO ÁTOMO < RAIO DO ÂNION



Volume atômico

O volume atômico não é o volume de um átomo mas o volume de um conjunto de átomos, consequentemente, no volume influem não só o volume individual de cada átomo, como também o espaçamento existente entre os átomos.

Numa família, o volume atômico aumenta de acordo com o número...
tracking img