Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOBRE A OBRA E OS AUTORES

O livro “Descubra seus pontos fortes” é uma obra dos pesquisadores americanos Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, baseado em uma pesquisa promovida pelo Instituto Gallup (do qual Buckingham é vice-presidente sênior) com mais de 1,7 milhão de profissionais e que procurou traçar o perfil destes segundo seus talentos, ou pontos fortes.

Buckingham é conhecido porpromover a “Cultura dos pontos fortes”, segundo a qual a organização deve apoiar o desenvolvimento de seu capital humano focando nos talentos dos profissionais, e não em suas fraquezas. De acordo com sua teoria, está errada a abordagem da maior parte das empresas que insistem em desenvolver em seus funcionários aptidões que, simplesmente, eles não as têm ou as têm em pequena escala. Os programas detreinamento são focados, segundo ele, em desenvolver os pontos que a organização enxerga como “oportunidades de melhoria” de seu corpo funcional, ou seja, em suas fraquezas. De outra forma, propõe que haja uma mudança completa na cultura corporativa, de modo a fazer a organização focar nos talentos de seus funcionários, de forma a que estes estejam, ao mesmo tempo, mais felizes ao fazerem o quemais têm aptidões e mais produtivos para a empresa.

Clifton é considerado pela Associação Americana de Psicologia como o “Pai” da Psicologia Baseada nos Pontos Fortes. “implementador e catalisador” dos movimentos da psicologia positiva dos pontos fortes (http://www.strengths.org/clifton.shtml). Quando presidente do Instituto Gallup, liderou um grupo de pesquisadores para estudar os talentos dos“top performers” e desenvolver aplicações práticas baseadas em tópicos relacionados aos pontos fortes, incluindo desenvolvimento dos talentos, seleção de empregados, gerenciamento e liderança. O resultado disto foi o site “Clifton StrenghtsFinder”, um teste online que vem ajudando milhões de pessoas no mundo inteiro a descobrir seus pontos fortes.

A OBRA

O livro “Descubra Seus Pontos Fortes” édividido em três tópicos principais:

* Anatomia de um Ponto Forte;
* Descubra a Fonte de seus Pontos Fortes;
* Ponha os Pontos Fortes para Trabalhar.

Cada um destes é dividido em capítulos, sendo o primeiro e o segundo em dois e o terceiro em três. A proposta, resumidamente, é que cada um que leia o livro e faça o teste disponível para quem o adquiriu descubra seus pontos fortese os faça trabalhar em benefício de sua realização pessoal e profissional, chegando ao final a propor um caminho prático para tal.

INTRODUÇÃO: A REVOLUÇÃO DOS PONTOS FORTES EM AÇÃO

Os autores falam em “revolução” dos pontos fortes porque, de acordo com eles, falta às empresas em geral fazer com que seus colaboradores sintam que seus pontos fortes estão sendo mobilizados. Os resultados daspesquisas do Instituto Gallup deixaram claro: as empresas que estimulam os pontos fortes de sua força de trabalho são mais poderosas e mais fortes. Não basta a uma organização se ajustar ao fato de que cada funcionário é diferente: ela tem que tirar proveito de tais diferenças. Para isso, deve alterar o modo como seleciona, avalia, desenvolve e conduz suas carreiras.

Normalmente as empresasgastam recursos treinando pessoas em vez de mais bem selecioná-las; analisam o desempenho delas conforme a adequação às normas internas estabelecidas; enfocam o plano de desenvolvimento dos funcionários em “oportunidades de melhoria”; e, o principal, conferem maior prestígio às pessoas mais “bem lapidadas” conforme os itens anteriores. Dando assim pouca atenção aos pontos fortes dos funcionários,preferindo simplesmente minimizar os pontos fracos.

A primeira parte do livro é focada em fazer com que o próprio leitor identifique e gerencie seus pontos fortes. Afinal, como liderar uma revolução baseada nos pontos fortes sem que se conheça seus próprios?

PRIMEIRO TÓPICO: ANATOMIA DE UM PONTO FORTE

O primeiro capítulo deste tópico, “Vidas realmente produtivas”, traz exemplos de pessoas...
tracking img