Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL EAD
Autoras: Regina Célia Rodrigues Novaes
Ana Cristina Canabrava Vilas Boas

SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA

Guanambi
2013

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL EAD
Autoras: Regina Célia Rodrigues Novaes
Ana Cristina Canabrava VilasBoas

SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Sociologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS EAD sob acompanhamento da Profa Dra.Karen Sasaki e da tutora Profa. Karen Michelly Moraes

Guanambi
2013

Introdução

O ser humano começou a questionar sobre o mundo ao seu redor, observando que vivia junto a outrosindivíduos, formando famílias, dividindo trabalhos e alimentos, constatando que cada pessoa tinha um papel na sociedade, passando a pensar sobre as formações sociais humanas.
Os grandes pensadores, filósofos muito contribuíram para a evolução da sociedade, pois com suas idéias analisavam o comportamento humano e introduziam as mesmas nas áreas políticas, jurídicas e filosóficas.
Surgiu então aSociologia, como ciência, que eram as reflexões sobre a natureza e da sociedade.
Após o Renascimento, e muito especialmente no período do Iluminismo, diversos filósofos europeus chegaram ao pensamento propriamente sociológico.
As ciências experimentais começavam a progredir, onde surgiu o método científico nas ciências humanas, que estudava os fenômenos sociais.
Karl Max, Émile Durkheim e Max Weberforam os grandes responsáveis pelo aparecimento dessa ciência, suas idéias foram adotadas pela sociedade estabelecida a cada lugar o que muito contribuíram para a evolução das sociedades que vieram a seguir.

Surgimento da Revolução Industrial
Durante o feudalismo na Idade Média, o poder era descentralizado. A economia era baseada na agricultura. Ao longo do tempo esse poder foi enfraquecendo,entrando em crise em algumas regiões da Europa, mudando o cenário econômico, político e social, transformando-se assim em capitalismo. Com o comércio decadente, introduziu-se o modelo industrial. Instalando-se à Revolução Industrial, em 1760 na Inglaterra, no setor industrial têxtil. No início sua aceleração foi pelo processo de crescimento rápido da população. Agricultores se instalando nascidades, provocando um excesso de mão-de-obra e com o aumento da demanda, os trabalhadores eram explorados, resultando em salários baixos. Houve então a possibilidade de expansão dos negócios, proporcionando o acúmulo de capital (Capitalismo), pela burguesia emergente. O avanço científico caminhava junto principalmente com a invenção da máquina a vapor e de inúmeras outras inovações tecnológicas,gerando o fenômeno da industrialização mundial. Esse crescimento desordenado das populações é um dos fatores importantes. Vale também salientar que, para sustentar uma posição privilegiada na Indústria, os países europeus adotaram uma política agressiva de comércio, procurando impedir principalmente os países de fora da Europa, que desenvolvessem suas indústrias, utilizando seu poderio econômico e atésua força militar, para garantir sua posição. Um dos fatores que mais se caracterizaram na revolução industrial, foi à divisão entre os produtores de manufaturas e os fornecedores das matérias primas, dos países colonizados. Outro fator importante e relevante das conseqüências da Revolução Industrial foram os trabalhadores se organizarem em sindicatos. Essas transformações sofridas pela humanidadedeixaram mudanças concretas diante das descobertas e formas de trabalho. Houve um rompimento tradicional de vida, eliminando aos poucos as relações comunitárias desenvolvendo as relações sociais, intensificando as diferenças entre os indivíduos, causando um processo de individualismo.
Revolução Francesa
Também chamada de Revolução Gloriosa e Independência dos Estados Unidos. Os movimentos...
tracking img