Igreja no imperialismo e na atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IGREJA
Igreja é uma palavra de origem grega, ekklesia, escolhida pelos autores da Septuaginta, para traduzir o termo hebraico Yahveh, usado entre os judeus para designar a assembléia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moisés.
A igreja é uma instituição religiosa cristã separada do Estado. Cabe a igreja administrar o dinheiro do dízimo, construir templos, ordenar sacerdotes emuitas vezes mantê-los e repassar para seus crentes sua interpretação da Bíblia. Igreja também pode significar um templo cristão.
No contexto bíblico, o termo igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associado a uma edificação ou a uma doutrina específica. Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia quesignifica chamados.
MODELO IMPERIAL
Imperialismo é a política ocorrida na época da Segunda Revolução Industrial, a partir do século XIX, período em que os avanços tecnológicos gerados pela Revolução Industrial resultaram em um grande aumento de produção.
Trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de nações européias sobre outras; é a prática através da qual, naçõespoderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente.
Os países imperialistas dominaram muitos povos de várias partes do planeta, em especial dos continentes africano e asiático. A concepção deimperialismo constituiu-se em duas características fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista.

Para os imperialistas, suas ações eram justas e até benéficas à humanidade em nome da ideologia do progresso, para explicar suas atitudes utilizavam o etnocentrismo, que era baseado na idéia de que existiam povos superiores a outros, por exemplo, europeussuperiores a asiáticos, indígenas e africanos.

No final do século XIX, os países imperialistas se lançaram numa corrida pela conquista global, o que desencadeou rivalidade entre os mesmos e concretizou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princípio à “nova era imperialista” onde os EUA se tornaram o centro do imperialismo mundial.
A declaração do cristianismo como religião oficial doimpério trouxe várias vantagens
à religião cristã, dentre os quais podemos relatar: o rápido crescimento da religião, a isenção de impostos e do serviço militar ao clero, a construção de grandes catedrais nas principais cidades do império e a devolução dos bens confiscados pelo Estado. Todas as perseguições cessaram para sempre.
Ao clero foram concedidos muito privilégios, nem sempre dados pelalei do império, mas por costume que pouco depois se transformava em lei.
Os deveres cívicos de todos os cidadãos, não se exigiam dos clérigos; estavam isentos do pagamento de impostos. As causas em que tivessem pessoas do clero envolvidas eram julgadas por cortes eclesiásticas e não civis.
Os ministros da Igreja formavam uma classe privilegiada, acima das leis do império.
O infanticidio foireprimido. Na história de Roma e suas províncias, era fato comum que qualquer criança que não fosse do agrado do pai, podia ser asfixiada ou abandonada para que morresse. Algumas pessoas dedicavam-se a recolher crianças abandonadas; criavam-nas e depois vendiam-nas como escravas. A influência do cristianismo imprimiu um sentido sagrado à vida humana. Isso fez com que o infantícidio fosse banido doimpério.
Através de toda a história da República e do Império Romano antes que o cristianismo chegasse ao poder, mais da metade da população era escrava, sem nenhuma proteção legal. Qualquer senhor podia matar seus escravos se assim desejasse. A influencia do cristianismo tornou mais humano o tratamento dado aos escravos. Foram outorgados direitos legais que antes não possuíam. Podiam de...
tracking img