Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Estácio Aluno: Márcio Wallace Cruz de Oliveira Direito: turma 2B manhã


SOCIOLOGIA JURÍDICA

AULA 2 - Sociologia jurídica do conflito cação Prática Teórica
caso1 “ Justiça tem numa das mãos a balança, em que pesa o direito, e na outra levanta uma espada, para defender quem precisa de proteção. Na maioria das favelas dominadas por criminosos, hádezenas de anos a "justiça" que prevalece é a dos bandidos, que impõem aos moradores o tribunal do tráfico: sem o equilíbrio da balança e com uma espada para aniquilar os desafetos. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no entanto, que chegaram às comunidades há mais de dois anos, não só combatem o domínio do tráfico, como vêm implantando, desde o início deste mês, a solução para os problemasdo dia a dia dos moradores: a mediação de conflitos feita por PMs treinados pelo Tribunal de Justiça (TJ). “http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/02/12/treinados-na-justica-pms-de-upps-substituem-tribunais-do-trafico-fazem-mediacao-de-conflitos-923790960.asp. De que forma, o instituto da mediação pode auxiliar na resolução de conflitos e na redução de litígios levados ao Poder Judiciário? Explique-odiferenciando-o do instituto da conciliação.
R. De modo que a mediação auxilia na forma em que as partes estabelecem o contato isto é descobre motivo entra a conciliação que seria acordo entre as partes afetadas com litígios ou sem busca a melhor aplicação para ambas as partes conquistando melhorias no sistema judiciário brasileiro Citando que muitos casos acerca de posições e pretensõesmostra no final a conclusão do fato não havendo nenhuma violação dos direitos e deveres, destacando falha comunicativa como motivador. Não cabendo resolução resta ao judiciário a decisão para estabelecer a situação de cada individuo.

AULA 2 CASO CONCRTO 2

No dia 7 de dezembro do ano passado, instalou-se na Justiça da Bahia o maior litígio empresarial em curso no país. De um lado, a famíliaOdebrecht, controladora de um dos dez maiores grupos brasileiros, com ramificações na construção, na petroquímica e na produção de etanol. Do outro, a família Gradin, sua sócia minoritária, com 21% de participação. Na origem dessa sociedade, dois empresários, o patriarca Norberto Odebrecht, que fundou o grupo nos anos 40, dando-lhe corpo e alma; e Vitor Gradin, que se juntou a ele em 1974. Como asociedade previa que em Odebrecht. Seriam nomeados os árbitros, eles examinariam os papéis e apresentariam suas conclusões. Encrencas desse tipo resolvem-se geralmente em seis meses. Sem arbitragem, no ritmo da Justiça, é coisa para dez anos. Tanto os Gradin como os Odebrecht são signatários de milhares de contratos. Eles e todos os seus parceiros pelo mundo afora têm mais medo da insegurançaprovocada pela lentidão do rito judiciário do que da própria injustiça... Elio Gasparin O GLOBO - 27/02/11 1-No que diz respeito ao caso apresentado, uma vez instaurado o conflito, qual foi a via eleita pelas partes para compô-lo? Justifique 2-Mencione as principais vantagens da adoção desta via para composição de conflitos.
R. Arbitragem art.1 somente podem ser objeto de arbitragem conflitosrelativos a direito patrimonial, de forma positiva e lenta é a solução cabível via arbitragem no entanto tratando de relatar ao direito patrimonial disponível. Cabendo a decisão ao poder judiciário.
QUESTÃO OBJETIVA: Uma vez aberto, o conflito poderá ser composto de diferentes formas. Se o poder judiciário for acionado para tal, que nome recebe essa composição e quais suas características: a) Jurídica:arbitragem, universalidade e publicidade; b) Jurídica: anterioridade, publicidade e universalidade; c) Voluntária: autonomia, gratuidade e universalidade; d) Autoritária: publicidade, razoabilidade e arbitrariedade;
e) Jurídica: mediação, conciliação e arbitragem.

SOCIOLOGIA JURÍDICA
AULA 7 - Dinâmica da norma
1-Cinto de segurança: Há anos salvando vidas. Artigo disposto em:...
tracking img