Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Sociologia
Título: A atitude Científica
Referência Bibliográfica: CHAUI,Marilena-Convite à Filosofia-Ed.Àtica 2000
Breve Bibliografia do autor: Marilena de Souza Chauí éprofessora de filosofia. Professora titular de filosofia e história moderna da Faculdade de letras e Ciências humanas da universidade de São Paulo, é mestre(1.967 com Merleau é a crítica do humanismo soborientação do professor bento Prado de Almeida Ferraz Junior), doutora(1.971, com a introdução da leitura de espinosa, sob orientação da professora Gilda Rocha de Mello Souza) e livre docente defilosofia(1.997 Universidade de São Paulo).
Página Citação Conceitos Apresentados
314 “ Certezas como essas formam nossa vida e o senso comum , de nossa sociedade, transmitido de geração para geração,e,muitas vezes, transformando-se em crença religiosa, em doutrina iquestionável.” Nem tudo é como imaginamos. A ciência demonstra que família,raça,são criações sócio culturais.
315 “Ao que parece,háuma grande diferença entre nossas certezas cotidianas e o conhecimento científico, como e porque elas existem.” São subjetivos, isto é, exprimem sentimentos individuais e de grupos.
Sãoqualitativos, isso é, as coisas são julgados por nós. Cada fato nos parece como indivíduo ou como ser autônomo.
316/317 “ O que distingue a atitude costumeira do senso comum?” Sob quase todos os aspectos ,podemos dizer que o conhecimento científico opõe-se ponto a ponto às características do senso comum. Objetivo, homogêneo,quantitativo,generalizado,diferenciados( nem reúnem, nem generalizam porsemelhanças aparentes mas distinguem os que parecem iguais, desde que obedeçam as estruturas diferentes.
318 “ Os fatos e os objetos científicos não são dados empíricos espontâneos da nossa experiênciacotidiana, mas são construídos pelo trabalho de construção científica.” Teoria científica é um sistema ordenado e coerente de preposições ou enunciados, baseados em um pequeno número de princípios cuja...
tracking img