Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE SRVIÇO SOCIAL

Larissa dos Santos gomes RA:6307109971
Maria Cristina Nunes de Oliveira RA:4315792995
Nidiane dos Santos Alves de Oliveira RA:6326202966
Tatiane dos Santos Oliveira RA: 5580134316
Tatiany Ferreira Rocha RA:4300063833

Sociologia
Profª. Ma. Cláudia Regina BenedetDourados-MS
2012

Atividades práticas supervisionadas 2ª Série Sociologia

Etapa 1
Passo 2
A declaração é Universal deve ser vista como um ideal comum por todos os povos e todas as nações. Um ponto importante neste documento é que apesar de mostrar os direitos da pessoa humana, também deixa claro que todos nascemos livres e somos dotados de razão e consciência , noqual devemos agir com espírito de fraternidade uns com os outros, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua,  religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
Outros direitos que são garantidos pela Declaração Universal, são: toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal,ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas e ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
A Declaração de direitos da Virgínia, de 1776, proclamou o direito à vida, à liberdade e à propriedade. No qual possui 18 artigos. Os dezoito artigos abrange direitos natos da pessoa,soberania popular, onde todo o poder emana do povo; igualdade perante a lei, sem distinção de classes sociais, religião, raça ou sexo; igualdade de condição política de todo o cidadão, qual seja, que toda pessoa pode aspirar a um cargo de governo; somente os cidadãos que demonstrem a sua condição de proprietário que, são legitimados a votar; direito e proteção à liberdade de imprensa einstituição do tribunal do júri.  Também mostra outros direitos, como o princípio da legalidade, a liberdade de imprensa e a liberdade religiosa e os fundamentos democráticos como: reconhecimento de direitos natos de toda a pessoa humana, os quais não podem ser suprimidos por uma decisão política.

Passo 3

Na obra de Émile Durkheim ele aborda dois tipos de solidariedade social a  Orgânica eSolidariedade Mecânica. Na sociedade mecânica tem uma forma de vida que consiste na união de seus membros em prol de um mesmo ideal comum a todos, formada por ações coletivas pré-estabelecidas através de crenças e sentimentos que os une. "Todos cooperam com todos". Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosascomo em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo, essa correspondência de valores assegura a coesão social. 
Nos dias de hoje no mundo capitalista que vivemos temos o predomínio da solidariedade orgânica onde a declaração é Universal deixa claro o direito de ser livre. Os indivíduos não compartilham dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais sãobastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada. Esse tipo de solidariedade está diretamente ligado à essa divisão e a uma classe de consciência que ocupa o lugar do pensamento em prol do grupo, isso porque as necessidades de cada um tornam-se mais fortes fazendo com que eles não mais se vejam como iguais e sim cada um diferente de todos.
Passo 4

Émile Durkheim (1858-1917)integra o grupo de cientistas sociais considerados fundadores da sociologia. No qual dentro da perspectiva sociológica durkheimiana, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos. Segundo Durkheim, esse consenso se assenta em diferentes tipos de solidariedade social sendo a solidariedade mecânica e...
tracking img