Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Refere-se à história didática profissional dos docentes e a construções de seus saberes, sentimos a necessidade em contribuir para tal temática que, a nosso ver, tem sido pouco discutida nos dias atuais.

Silva (2000, p.32), salienta que "para descobrir os 'porquês' e o 'como' da prática docente devemos investigar onde o professor se alicerça para pensar como pensa e fazer comofaz".

Embora se trate de um fenômeno carregado de subjetividade, a produção de conhecimento a partir da história de vida não pode ser apenas uma biografia e uma relativização da prática docente, mas sim servir como ponto de partida para compreender suas influências na docência, bem como, possibilitar ao professor uma reflexão sobre a sua própria trajetória e suas influências na sua açãoprofissional.
Neste sentido, o objetivo do estudo em questão foi analisar as trajetórias profissionais de duas professoras de diferentes épocas do Ensino Fundamental, sendo uma novata e outra mais experiente, ambas da cidade de Taubaté- SP, com o intento de verificar os fatores de destaque que vêm constituindo suas histórias profissionais.
Almejamos por meio desse trabalho, defender a ideia de que osprofessores, em suas relações sociais, também são produtores de saber. Portanto, investigar a história da vida profissional dos docentes de Educação Básica, pareceu-nos ser uma forma coerente para melhor compreender os fatores relevantes que podem influenciar nas suas atuações profissionais.

DESENVOLVIMENTO

Professora I
Linda Dias, 54 anos de idade leciona há 30 anos na Prefeitura Municipal deTaubaté.

No sistema educacional da Prefeitura Municipal de Taubaté é utilizado apostilas o que veio facilitar o trabalho do professor e da compressão do aluno, uma vez que traz ilustrações pertinentes aos assuntos.
Mas há 20 anos com a utilização de livros didáticos os recursos eram menores o que levava o professor a criar seu próprio material o que facilitava a compreensão do aluno da mesmamaneira dos dias atuais, com isso havia bem mais interesses por parte dos professores, uma vez que eram levados a usar sua criatividade.
O professor por sua vez era mais pesquisador, pois, os recursos utilizados nos livros didáticos da época eram bem menos do que nas apostilas atuais.
Com relação ao método de trabalho podemos dizer que a função primordial da escola era apenas passarconhecimento teórico para o aluno, aproveitando todos os recursos presentes da época.
O contexto dos dias de hoje mudou muito, antes o professor apenas tinha a função de passar o conhecimento teórico para o aluno, mas nos dias atuais o professor tem que ensinar, educar para a cidadania, embora isso já acontecesse a anos atrás com menos ênfase acreditava-se apenas que somente o aprendizado formal erasuficiente para a vida do aluno.
O contexto cultura é também importante fator de mudança pois, os valores apresentados hoje em dia são outros.

Professora II
Lara Luz, 23 anos de idade leciona há 3 anos na Prefeitura Municipal de Taubaté.

O trabalho em sala de aula inicia-se com a preparação do semanário, que é a forma de organizar o que será dado aos alunos na semana seguinte. Para isso,utilizo diversos materiais, buscando diversificar as atividades e proporcionar novidades aos alunos. Gosto também de trabalhar com projetos assim podemos nos aprofundar em determinado tema.
Acredito que o método tradicional é eficaz, mas prefiro também utilizar de estratégias para formar um aluno crítico e participante do momento histórico vivenciado.
A função da escola é educar, formar einformar aos alunos. Infelizmente hoje os pais e a sociedade de modo geral, tendem a responsabilizar professores e equipe de direção pela formação de caráter e valores de seus filhos. Por um lado o que tem acontecido é válido pois em sala de acordo com a rotina e desafios propostos aos alunos, podemos questiona-los e encorajá-los a pensar e tomar atitudes por si, pensando também no mundo que o cerca....
tracking img