Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA: COMO VIVER EM SOCIEDADE


Wallace Silva Linhares
Prof. Jaqueline Alves Souza
Faculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Sistemas de Informação (Inf41)-Sociologia
17/10/11.


RESUMO

Este trabalho visa o esclarecimento de questões como a diversidade das culturas e dos povos, a diferença de informação e conhecimento, consumismo e como somos influenciados por uma sociedadecada vez mais consumista.

Palavras-chave: conhecimento;informação;sociedade.


1 INTRODUÇÃO

Em virtude da busca pelo conhecimento, o homem começa a perceber suas capacidades racionais para trazer à tona grandes questões como comportamento da natureza, animais, teoria racional sobre o surgimento do mundo.

Diante de tais pensamentos, a cultura teocêntrica começa desaparecer e a darespaço para a cultura antropocêntrica, em outras palavras, o homem deixa de atribuir todos os fatos que ocorreram ou que ocorrem à uma figura divina, superior e transcedental e passa a deixar o homem como centro do universo, onde as coisas são explicadas pela razão e não pela fé.


Depois dessa transformação do homem teocêntrico pra antropocêntrico, o homem passa a perceber a necessidadede estudar o homem como uma sociedade em vez do homem como individuo. Surge então a sociologia, por volta dos séculos XV e XVI, que veio para entender como um grupo de pessoas deve agir, comportar-se, conviver diante de uma sociedade bem constituída.


2 DIVERSIDADE CULTURAL

Para Machado (2002, p.24), o conceito de cultura pode ser relacionado aos seguintes pontos:
1) Aculturadetermina o comportamento do homem e justifica as suas realizações.

2) O ser humano age de acordo com os seu padrões culturais. Os seus instintos foram parcialmente anulados ao longo do processo evolutivo por que passou.

3) A cultura é um meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Para tanto, em vez de modificar o seu aparelho biológico, o homem altera seu aparelho superorgânico.

4)Ao adquirir cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que de agir através de atitudes geneticamente determinadas.

5) A cultura determina o comportamento humano e a sua capacidade artística ou profissional.

6) A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores.

Dentre os vários tipos de culturas que existem,temos: a cultura erudita, que é monopólio da minoria, sendo de grande valia para a sociedade; a cultura vulgar, que é de domínio das massas, diferente apenas pelas culturas regionais, onde encontramos a musica popular e o futebol; a cultura elitista, que nos dá os espelhos em que nos mostramos, revelando-nos através da musica, da nossa literatura, nas artes gráficas e plásticas, sempre com apossibilidade de nos alienarmos (RIBEIRO,1995).



2.1 ETNOCENTRISMO

A visão etnocêntrica diz que um individuo ou um grupo social se considera como referencia em termos culturais, à luz de seus próprios valores. Em termos gerais, o termo etnocentrismo corresponde a atitudes e hábitos culturais que são encarados como sendo superiores a de outros povos. Em termos históricos é comum encontrarmosposturas etnocêntricas, como, por exemplo: a cultura portuguesa e cultura dos índios na época da chegado dos portugueses ao Brasil.


2.2 RELATIVISMO

O relativismo trabalha com a tese de que as culturas são intrinsecamente iguais em valor, e que os aspectos característicos de cada um tem de ser avaliados e explicados dentro do contexto do sistema em que aparecem. Neste sentido todas asculturas são iguais em valor, assim, os padrões ou valores considerados certos em uma determinada sociedade e outra não, não significa que um habito diferente em outra cultura deva ser repudiado ou inaceitável. Desta forma, pode-se dizer que a posição cultural relativista postula que os indivíduos adquirem próprios de valores e a sua própria integridade cultural no interior da sua sociedade, mas...
tracking img