Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA DO ORIENTE MÉDIO
A economia do Oriente Médio está extremamente ligada à produção de petróleo, uma vez que tal subcontinente abriga a maior jazida do minério no mundo.
Em contrapartida, o setor industrial não detém o mesmo destaque, salvo Israel. Só agora que a maioria dos países do Oriente Médio está iniciando um processo efetivo de industrialização. De maneira generalizada, a produçãoindustrial na região gira em torno do seguimento têxtil (confecção de tapetes, como por exemplo, os persas), além das indústrias alimentícias. 
A maioria dos parques industriais presentes dentro do Oriente Médio encontra-se nas principais cidades, tais como Ancara (capital da Turquia), Damasco (Síria), Bagdá (Iraque) e Teerã (Irã). 
Todo recurso gerado pela produção petrolífera tem sidoempregado no desenvolvimento tecnológico das refinarias e indústrias petroquímicas em países como Irã, Iraque e Arábia Saudita.
Em Israel, apesar das adversidades naturais de ordem climática, o país possui um relativo desenvolvimento industrial, atividade responsável por 30% do PIB (Produto Interno Bruto). O parque industrial desse país é localizado, sobretudo, nas cidades de Telavive e Haifa, as quaisdetêm cerca de 25% do PEA (População Economicamente Ativa) nacional. Encontra-se também, indústrias tradicionais (alimentícias e têxteis), além de indústrias que atuam na lapidação de diamantes, na produção de equipamento bélico e eletroeletrônicos.
*NO QUE SE BASEIA A ECONOMIA DO ORIENTE MÉDIO??
A base de toda a economia do Oriente Médio é o petróleo. Os principais países exportadores depetróleo no mundo são: Arábia Saudita, Iraque, Irã, Kuwait, Bahrein, Qatar e Emirados Árabes Unidos. Todos esses países são dessa região. No entanto, esses países obtêm muito lucro com a venda de petróleo, entretanto, a população dos países petrolíferos é, em geral, pobre, fato que decorre da má distribuição de renda.

*QUAL O PRINCIPAL FOCO DE ECONOMIA DO ORIENTE MÉDIO??
Economia no oriente médio.Um pequeno quadro da região.
Grandes diferenças existem no Oriente médio. Os países produtores de petróleo levam enorme vantagem sobre os não produtores. Árabia, Kuweit, Catar, Barein e Emirados Árabes, grandes produtores, possuem uma alta renda per capita, visto que possuem uma pequena população, porém a renda é concentradíssima. Irã e Iraque, também grandes produtores, não possuem renda percapita tão elevada devido ao grande contingente populacional.
Israel e Turquia não possuem produção petrolífera. Porém, possuem economia mais diversificada, sendo Israel detentor de uma indústria de alta tecnologia. Também em Israel a agricultura é muito avançada e produtiva, mesmo sendo praticada em região semi-árida.
Afeganistão e Iemen não possuem petróleo e são os países mais pobres da região,sendo inclusive listados entre os mais pobres do mundo.

Introdução 
O Oriente Médio é uma região que envolve países do oeste da Ásia e do nordeste da África. Grande parte destes países são banhados pelo Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo, Golfo Pérsico, Mar Negro e Mar Cáspio. 

Informações importantes sobre o Oriente Médio: 
- Os seguinte países fazem parte do Oriente Médio: Arábia Saudita,Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar, Síria eTurquia.
- A maior parte da população desta região é formada por árabes.- A exploração de petróleo é a principal atividade econômica da região, com destaque para Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Iraque, Irã e Bahrein.- A região vem enfrentando nas últimasdécadas vários conflitos, sendo que o principal deles envolve disputas territoriais, entre árabes e israelenses, na região da Palestina. Na década de 1990, podemos destacar também o conflito militar conhecido por Guerra do Golfo.
- A língua árabe é a mais falada no Oriente Médio.
- No aspecto geográfico, podemos destacar a presença de dois grandes desertos: o deserto da Arábia (na Península...
tracking img