Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rebeca Airan Campos Queiroz - RA: 355140
Lecia Natalia Barbosa da Silva - RA: 364778
Ivaneide José de França Silva - RA: 356752
Anielle Imaculada Santana Barbosa - RA: 365666
Maria do Carmo Inácio Oliveira - RA: 365366




Sociologia:
Relatório apresentado à Universidade Anhanguera - Uniderp, como instrumentos de avaliação da disciplina de Sociologia ministrada no 2º semestre do cursode Serviço Social pela Professora: Ma. Cláudia Regina Benedetti.







DIREITOS HUMANOS :CARACTERISTICAS E DIFERNÇAS SOBRE O PONTO DE VISTA DE NOBERTO BOBBIO E VÍRGÍNIA,ÉMILE DURKLEIM.

Para Norberto Bobbio os Direitos Humanos são um conjunto de leis, vantagens e prerrogativas que devem ser reconhecidos como essência pura pelo ser humano para que este possa ter uma vida digna, ouseja, não ser inferior ou superior aos outros seres humanos porque é de diferente raça, de diferente sexo ou etnia, de diferente religião, (essas são suas características). Os direitos humanos são importantes para quem viver em sociedade, para a manutenção da paz da dignidade humana, a igualdade, a fraternidade e a liberdade são essenciais , pelo menos a do pensamento, a da democracia, sãovalores e princípios básicos da sociedade.É identificado como ponto de solidariedade de uma sociedade a transformação que transforma o mundo.Os Direitos humanos tem como as características a liberdades básicos de todas as pessoas. A ideia que normalmente nos é passada sobre Direitos Humanos é o livre direito de pensar e expressar nossos pensamentos, e a igualdade perante a lei. Mascomprovadamente na prática constatamos que somente somo livres no que tange aos pensamentos, ou seja, podemos pensar livremente, mas expressar nossos pensamentos através de atos, atitudes, já não é assim tão possível. Não possuímos a liberdade plena no que tange a atitudes, ações e manifestações.
Concluímos que todos os seres humanos nascem com direitos inalienáveis. Estes direitos buscam proporcionar umavida digna, e cabe ao Estado proteger tais direitos. A liberdade, igualdade, tolerância, dignidade e respeito – independente de raça, cor, etnia, credo religioso, inclinação política partidária ou classe social – permite com ao ser humano buscar tais direitos fundamentais.., o homem é um animal político que nasce num grupo social, a família, e aperfeiçoa sua própria natureza naquele grupo socialmaior, auto-suficiente por si mesmo, que é a polis; e, ao mesmo tempo, era necessário que se considerasse o individuo em si mesmo, fora de qualquer vínculo social e político, num estado, como o estado de natureza.O pensamento filosófico de Norberto Bobbio sobre os direitos do homem. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XI, n. 57, set 2008. - A Declaração dos Direitos da Virgínia é uma Declaração deDireitos que se inscreve no contexto da luta pela Independência dos Estados Unidos da América. Precede a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América e, como ela, é de nítida inspiração Iluminista. Como vimos o direito à vida, à liberdade e à propriedade foram expressos na declaração, a liberdade de imprensa e a liberdade religiosa. Mostra os fundamentos democráticos, reconhecimentode direitos natos de toda a pessoa humana, os quais não podem ser alienados ou suprimidos por uma decisão política, este era o fundamento do parágrafo primeiro da Declaração, a solidariedade social é observada a todo o momento.
Possui 18 artigos. A redação desses dezoito artigos abrange direitos natos da pessoa, soberania popular, onde todo o poder emana do povo; igualdade perante a lei, semdistinção de classes sociais, a religião, raça ou sexo; igualdade de condição política de todo o cidadão, qual seja, que toda pessoa pode aspirar a um cargo de governo; somente os cidadãos que demonstrem a sua condição de proprietário é que, são legitimados a votar; direito e proteção à liberdade de imprensa e instituição do tribunal do júri. levou ao reconhecimento da igualdade essencial de todo...
tracking img