Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: O PROCESSO DE DESUMANIZAÇÃO E COISIFICAÇÃO DO OUTRO
Página 3
1. A escravidão no Brasil terminou, oficialmente, em 1888, com a promulgação da Lei Áurea, pela princesa Isabel.
2. Se a resposta for dada em sala de aula, ela pode ser variada, desde a afirmação de que a escravidão não existe mais no país até que, ainda hoje, há trabalho escravo. Se ela for dada depois daleitura do texto, os alunos deverão confirmar a existência de trabalho escravo no Brasil.
Página 4
1. Segundo a legislação trabalhista brasileira, Pedro, por ter menos de 14 anos de idade, não poderia trabalhar. Além disso, a função que ele exercia é considerada insalubre e de alto risco para a sua idade, e as condições de alojamento e de alimentação não eram adequadas para o exercício das suasfunções. Além disso o desmatamento da Floresta Amazônica, para transformá-la em área de criação de gado, hoje tem sérias restrições ambientais.
2. Essa informação quer dizer que Pedro, de alguma forma, encontrava-se privado da condição de liberdade, ou seja, não podia, por alguma razão, deixar a fazenda onde trabalhava.
Páginas 4 – 5
1. A resposta deve expressar a compreensão do texto peloaluno, especialmente sobre o seu ponto central, que se refere às novas formas de escravidão no Brasil contemporâneo.
1
GABARITO
Caderno do Aluno
Sociologia – 3a série – Volume 4
2. O texto aborda o aliciamento de pessoas por atravessadores que fazem promessas enganosas, levando esses trabalhadores para fazendas distantes. Lá, as condições de moradia e de trabalho são muito ruins e só então elesficam sabendo que devem pagar não só as despesas com a viagem e o adiantamento feito às suas famílias, como são obrigados a comprar suas ferramentas de trabalho e pagar pela alimentação, tudo a um preço muito mais alto. O trabalhador, assim, fica retido por causa dessas dívidas e não pode deixar a fazenda, correndo o risco de sofrer agressões, ou até mesmo de morrer.
Exercícios
Página 6
PráticaDefinição e características
Escravidão
Atos similares à
escravidão (1)
Atos similares à
escravidão (2)
Atos similares à
escravidão (3)
É definida como o estado ou a condição de um indivíduo sobre o qual se exercem total ou parcialmente os atributos de direito de propriedade. Servidão por dívidas, ou seja, quando alguém é obrigado a oferecer seus serviços ou de terceiros sobre os quaistenha autoridade, sem que haja definição sobre a duração do trabalho, tampouco o seu valor ou tipo (ausência de contrato). Servidão por lei, costume ou acordo que obrigue uma pessoa a trabalhar sem poder mudar sua condição. Práticas em que mulheres, crianças ou adolescentes são cedidas ou vendidas em casamento, por morte do marido ou a terceiros, para fins de exploração ou não.
2. A escravidãocontemporânea não se reduz à condição de propriedade ou à perda da liberdade, mas envolve, principalmente, a questão da exploração do trabalho. Nesse sentido, uma condição fundamental para o exercício da cidadania são as garantias básicas da dignidade humana. Por essa razão, são consideradas formas análogas à escravidão o trabalho forçado e o trabalho degradante.
2
GABARITO
Caderno do AlunoSociologia – 3a série – Volume 4
3. Espera-se que o aluno tenha uma compreensão do que é “trabalho forçado” e “trabalho degradante” antes da leitura e discussão do texto apresentado a seguir e das explicações do professor, para que, então, ele possa comparar sua resposta à definição no Caderno do Aluno.
Página 7
1. O aluno deve expressar o que compreendeu dos textos lidos e da explicação doprofessor e apontar o que caracteriza a escravidão na sociedade contemporânea, o que permite diferenciá-la daquela do período antes da abolição: o trabalhador não é mais propriedade de outra pessoa, o que não significa que não esteja preso ao patrão, não disponha de direitos e seja explorado.
2. Para essa atividade o aluno deve fazer uma pesquisa sobre exploração sexual e tráfico de pessoas e trazer o...
tracking img