Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LOUISY SPAK | 7 período
Professora Mabelle Bandoli

SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL – SOCIOLOGIA 1

QUESTÃO 1)
Segundo Max Weber, a sociedade era de dividida de forma vertical e horizontal. Alémdisso era baseada em mais de um critério: quantidade de riqueza, prestígio ou status e poder.
Verticalmente, pois o indivíduo pode ter um critério ou não, por exemplo, ter poder ou não, então quem tempoder está “acima” de quem não possui.
Horizontalmente, pois dentro do mesmo critério pode haver “escalas” diferentes, por exemplo, ser rico mas não ter o mesmo prestígio.
Essa é a abordagemmultidimensional do autor, com diferentes formas do indivíduo se situar nessas três dimensões.

QUESTÃO 2)
Diferenças
Marx divide a sociedade em burgueses e proletariados (não sendo as únicas classes dasociedade capitalista, mas as principais para o autor), mas ao mesmo tempo deixa claro que é necessário analisar historicamente cada sociedade antes de ser aplicada uma classificação. O burguês e oproletário representam o elemento dominador e o elemento dominado, respectivamente, que constituem uma luta de classes que deseja manter as coisas da maneira que estão – status quo, organizar oprocesso de trabalho e distribuir diferentemente a riqueza.
Weber divide as classes numa estratificação multidimensional, distinguindo-se em econômica (quantidade de riqueza), social (status ou prestígio)e política (poder). A luta das classes na sua visão, ocorre dentro da mesma classe, lutando para manter ou recuperar os critérios perdidos e assim, resistir às mudanças.
No Brasil, podem serencontrados tanto a divisão social na visão de Marx como de Weber: usando como exemplo uma metalúrgica, os “peões” representam os proletários e donos dos bens, os patrões, representam os burgueses. Mastambém, dentro da área administrativa, há engenheiros e técnicos, um sendo superior ao outro, mas ambos da parte burguesa.
Mas o que chega mais próximo da realidade brasileira, na minha opinião, é a...
tracking img