Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Diante de um mercado competitivo, onde a cada dia surgem novas empresas, produtos e concorrentes que tomam partes do mercado, torna-se imprescindível para a sobrevivência das empresas criarem novas idéias, oferecer novos produtos e condições favoráveis ao cliente.
Neste trabalho irei abordar os tópicos do marketing, suas aplicações e porque ele é tão importante paraa sobrevivência das organizações. Será abordado também seus conceitos, estratégias e ferramentas que devem ser colocados em prática pelos gestores das empresas.
Veremos que ele permite entender as forças e o comportamento do mercado, estudando as oportunidades de negócios, produtos e serviços que atendam às novas demandas e necessidades dos clientes, pois, o marketing está no ponto centraldos negócios, onde seu papel é levar ao consumidor uma boa imagem da empresa, colocando seu produto ou serviço em uma posição em relação aos outros (concorrência).
Apresentarei a importância do planejamento de marketing como ferramenta estratégica para garantir o atendimento das necessidades do cliente, da empresa e de sua estabilidade no mercado.

2. DEFINIÇÃO DE MARKETING E OPROCESSO DE MARKETING

Dentre as várias definições de marketing, podemos citar Kotler (1998, p. 27), que diz que o “marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
Quando um indivíduo compra um produto, ele está respondendo a um processo de marketing. Pois esseproduto satisfez suas necessidades, além de ter sido promovido de maneira eficaz e estar disponível em local adequado.
Para Sandhusen (2003, p. 9) o processo de marketing pode ser definido como: “o desenho de sistemas justos e eficientes para direcionar o fluxo de bens e serviços de uma economia, dos produtores aos consumidores, e realizar os objetivos da sociedade”.
Praticar omarketing de forma contínua e competente, leva ao crescimento sólido dos lucros da empresa, pois ele gera a renda que é administrada pelo pessoal de finanças. Ainda de acordo com o autor, ao expandir as vendas e receitas, o marketing ajuda a cobrir os custos fixos da empresa, aumentando dessa forma sua lucratividade.
Tendo como principais forças a criação de mercados, a produção e a distribuiçãoem massa, à sociedade também se beneficia, pois no entender de Sandhusen (2003) o estudo do marketing aumenta os níveis de atividades de negócios, oportunidades para investimentos e eleva o nível geral de empregos.
Desta maneira, podemos ver que os conceitos de marketing associam o relacionamento da organização com seus clientes, e o reflexo destas melhorias nos resultados para asorganizações.

2.1 Marketing: Administração de Relacionamentos Lucrativos com o cliente

Cada vez mais as empresas estão se conscientizando que de nada adianta gastar com campanhas publicitárias e de marketing, se não for possível manter os clientes fiéis a seus produtos/serviços. O tempo de vida dos relacionamentos dos clientes aumentará em proporção da facilidade deles fazerem negócioscom uma empresa.
Marketing de relacionamento Kotler citado por Pires e Figueiredo (2002) observou a necessidade de se ampliar a definição tradicional de marketing de a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca para uma definição mais atual e ampla, onde o marketing é a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo umrelacionamento lucrativo com eles.
Em uma visão mais geral podemos definir marketing de relacionamento como uma estratégia de negócios pela qual uma empresa objetiva realizar um relacionamento com seus clientes de maneira personalizada, fiel e duradoura.
Para isso é necessário que a mesma dedique-se a uma constante melhora desse relacionamento para que ambas as partes sejam beneficiadas....
tracking img