Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância


367720 – Luciney Guedes da Silva
377048 – Fabíola Trajano S. Andreoli
350256 – Walter Fabiano dos Santos
375007- André Morra
388295- Jaqueline Bohringer
395612- Eliane Paula da Silva
396133- Victor Hugoverones pereira

Desafio de Aprendizagem Ciências Sociais

Guaíra – Paraná

Curso de AdministraçãoDesafio de Aprendizagem Ciências Sociais


Atividade apresentada como requisito para conclusão da disciplina de Ciências Sociais curso de Administração, tendo como Professora Ma. Cláudia Regina Benedetti e Professor Tutor Heitor Morel.


Guaíra - Paraná

SUMÁRIO

1. Introdução........................................................................................4
2.Definição de Cultura Individuo e Sociedade................................5
3. Aspectos sociais, Políticos, históricos e Culturais.........................7
4. Divergências Sócias.....................................................................10
5. Situações Cotidianas de Exploração do Meio Ambiente............12
6. ConsideraçõesFinais..................................................................13
7. Referências Bibliográficas.........................................................14

1. Introdução
Ciências Sociais, em sua definição mais básica, podem ser entendida como estudo científico do comportamento humano que e construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas. A Sociologia neste sentido é um campo de atividades mais acadêmico cientifico e teóricodo que o trabalho social que e mais pratico.
É utilizado vários métodos científicos para a abordagem dos diversos fenômenos sociais existentes nas diferentes sociedades humanas.
Os sociólogos de modo geral examinam as forças sociais e observam as tendências e os padrões que podem ser generalizados. Para explicar os padrões sociais são utilizados conceitos com os de estrutura social e cultura,entre outros.



2. Definição de Cultura Individuo e Sociedade.
A Sociologia do conhecimento divide-se em duas subdisciplinas da Sociologia que levam o mesmo nome. A primeira delas surgiu na Alemanha dos anos da década de 1920, introduzida por figuras como Max Scheler e, principalmente, Karl Mannheim é correlata à História das Idéias ou próximo do que se pode entender por uma Sociologia dosIntelectuais. A segunda, parte da Sociologia Fenomenológica, iniciada por Alfred Schütz, sendo desenvolvida por Peter L. Berger e ThoA Sociologia do Conhecimento de Peter L. Beger e Thomas Luckmann foi desenvolvida no trabalho conjunto de ambos autores, A Construção social da realidade na década de 1960. Nele, parte-se da explicação fenomenológica, que é a da tentativa de abordagem de certofenômeno a sob todas as perspectivas possíveis. E o que se pretende abordar é aquilo que, na sociedade, é dito como conhecimento. Mas não se trata do conhecimento científico, ideológico ou técnico-formal. Ao contrário, enfoca-se aquilo que os indivíduos comuns dentro da sociedade têm para si como conhecimento. É mais simplesmente, o conhecimento cotidiano que cerca os indivíduos.
Isto é feito tendo emvista as duas faces do conhecimento: um como uma realidade objetiva, externa aos indivíduos. A outra, interna, subjetiva. Tal abordagem é levada a cabo tendo-se em vista os diferentes processos de institucionalização, internalização, assimilação e transmissão de conhecimento.
O enfoque de Berger e Luckmann leva em consideração uma teorização metodologicamente pluralista, isto é, utiliza-se dasdiferentes ordens de marcha da sociologia para a consecução de uma teorização que, em sua época, era inteiramente nova. Assim vale-se do escopo de fundamentação da Sociologia Compreensiva weberiana e da teorização funcionalista de Durkheim unidos pela abordagem fenomenológica. (ver: Berger, Peter L. e Thomas Luckma. No seu Tratado de Sociologia do Conhecimento intitulado “A Construção Social da...
tracking img