Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Adaptação 1º Ano – Sociologia
Prof.ª Iara

Conteúdos :

Surgimento da Sociologia

Augusto Comte

Émile Durkeim

Karl Marx

Max Weber

Intuições Sociais

Instituição Escolar

Instituição Religiosa

Instituição Familiar

Introdução

Neste trabalho será apresentado o uso da Sociologia no dia a dia de cada ser humano,para que desenvolva seu pensamentocrítico,começando a perceber não só os problemas da sociedade,mas também como as pessoas se relacionam com eles,as atitudes que tomam para melhoram cada dia esses problemas.
Muitos pensam que a Sociologia surgiu junto com o fato de cada vez mais a sociedade se fazer perguntas,mais ela surgiu a partir do momento em que começamos a respondê-las. Analisando primeiro as soluções para depois ouvir asperguntas,pode ser confuso mas esse é o jeito de pensar. Sendo explicado a partir de agora.

Surgimento da Sociologia

A Sociologia se consolidou por volta do século XIX,a partir do Capitalismo que produzia alterações na forma de organização social da humanidade-novas relações de trabalho,o que na verdade queriam entender os mecanismos de produção,organização,domínio,controle e poder,que resultam emrelações sociais.
Desde a Grécia Antiga o homem já possuía o desejo de entender os problemas sociais, junto com a concepção da filosofia que trouxe o pensamento racional como forma de entender os acontecimentos do universo, propiciando a criação da ciência. Aristóteles mencionava que o homem era um ser que nasce para viver em conjunto,isto é,em sociedade.
Na Idade Média,o “período dastrevas”,do século V ao XV,dominado pela Igreja Católica,a visão científica foi reprimida em prol do pensamento religioso. A organização social seguia os princípios religiosos. Esse princípio durou até pelo menos o século XV. A partir do século XVI começava a acontecer a renovação cultural,era o início do Renascimento. Seguindo os antigos gregos,negaram esta visão da Idade Média com o intuito de fortalecer oespírito crítico nas áreas do pensamento humano visão mais realista da sociedade,o pensamento mais realista do social, indicava que o homem poderia intervir na sociedade com um pensamento realista também apareceu Nicolau Maquiavel (1469-1527) que com obras como O Príncipe,davam um novo olhar para a sociedade, através da razão os homens poderiam dominar a sociedade, longe das influências divinas.Após o Renascimento,no século XVIII,surge o Iluminismo,uma corrente filosófica que buscava explicar os fatos, especialmente os sociais, por meio da ciência e da razão, entendendo que os indivíduos deveriam possuir autonomia de pensamento. Com isso, confrontavam a tradição religiosa, especialmente a católica, ao acreditar que o misticismo atrapalhava a revolução humana.
O mundo estava mudandonão apenas no pensamento, mas também na vida dos indivíduos em decorrência da consolidação do capitalismo, por meio da Revolução Industrial (séc. XVIII Inglaterra).O surgimento do Capitalismo remete o período das cruzadas, do comércio entre o Ocidente e o Oriente, do surgimento de centros urbanos (burgos), e posteriormente das cidades, as associações começaram a regular o trabalho e a venda dosprodutos artesãos fortalecimento da ideia de lucro, a partir das navegações os europeus começaram a desenvolver o comércio em escala mundial,além de acumular riquezas que vinham das colônias, o trabalho artesanal produzido pela manufatura, na qual o comerciante encomendava um produto que era desenvolvido separadamente pelos artesãos, fornecendo matéria-prima. Surgia as fábricas, com o intuito dereunir os trabalhadores em apenas um local, onde seriam supervisionados, nestes locais o artesão não fabrica todo o produto e sim uma parte do mesmo. Os artesãos perderam o controle sobre a produção, não tendo capital para competir com as fábricas.
Tais mudanças levaram a distinção da sociedade em duas classes:
-Burguesia: acumulou capital e reteve os meios de produção.
-Proletariado: foi...
tracking img