Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] |GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CAMPUS PIRIPIRI
PROFESSOR ANTONIO GIOVANNE ALVES DE SOUSA |[pic] | |

Curso: DIREITO
Bloco I – 2011.1
Disciplina:Sociologia Geral
Professor: Roberto Álvares Rocha
Aluno(a): ________________________________________

A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NO DIREITO

Piripiri-PI
Maio/2011
A INFLUÊNCIA DOPOSITIVISMO NO DIREITO

O Positivismo Jurídico é formado pelo conjunto de instrumentos devidamente instituídos e à disposição da sociedade para uso de acordo as condutas dos indivíduos. Porém é constatadoque todo o direito e seu positivismo tem servido exatamente para legitimar a supremacia das classes dominantes.
 
Ao longo da história da humanidade, seja qual for a época, o positivismo jurídicotem sido pensado a partir da ótica do detentor do poder. Por conseguinte, nos deparamos com a falta de ordenamento jurídico em favor dos excluídos. As normas, as penalidades e devidas conseqüênciasignoram a luta dos povos por sociedades novas, justas e libertadoras.
 
Na Antigüidade, desde a época de Aristóteles, o Direito natural simplesmente objetivava referendar o sistema de produção daépoca, legitimando o escravismo. Depois, na Idade Média, fundamentado na doutrina religiosa, o Direito tornava legal o sistema feudalista, baseado na servidão e vassalagem com privilégios exacerbados àclasse eclesiástica portadora do poder de interpretar ao seu modo e a seu próprio favor a vontade de Deus, sobretudo no período sombrio da Inquisição.
 
Assim sendo, na Idade Moderna, o DireitoPositivo muda a concepção ao abandonar sua roupagem religiosa. Com a consolidação da Escola do Direito Natural e com seus pensadores dos séculos XVII e XVIII, assume e prega fundamentos essencialmentehumanos, ao explicar o Direito e o Estado a partir dos Direitos Naturais do Homem. Já não se aceita mais a racionalidade divina legitimando o poder despótico de príncipes e reis. Então, os direitos...
tracking img