Gestao de pessos referencial teorico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvendo Pessoas

As pessoas são a força motriz de uma organização, e sem elas, as atividades não se desenvolvem com qualidade e regularidade. Os indivíduos que trabalham em empresas dos mais variados setores no Brasil, geralmente, começam a realizar suas atividades a partir de informações que são transferidas. Estas informações podem até direciona-lo para uma boa realização de seutrabalho e beneficia-lo com algumas habilidades e destrezas. Portanto, o desenvolvimento de pessoas é “dar-lhes a formação básica para que aprendam novas atitudes, soluções, idéias, conceitos e que modifiquem seus hábitos de comportamento e se tornem mais eficazes naquilo que fazem”(CHIAVENATO, 2010).
Os processo de desenvolvimento envolvem três camadas: o treinamento, o desenvolvimento de pessoas e odesenvolvimento organizacional.
O treinamento e o desenvolvimento, apesar de parecidos em sua finalidade representam momentos diferentes da aprendizagem de um individuo na organização. O treinamento é direcionado para o momento presente, visando desenvolver as capacidades e competências necessárias para o desempenho de alguma função imediata em especifico. Já o desenvolvimento de pessoasorienta os indivíduos a cargos a serem ocupados no futuro, fomentando suas habilidades e competências para desempenhar bem uma função futura. Treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D) são atividades de aprendizagem organizacional. Aprendizagem “é uma modificação constante fruto da experiência de cada uma dessas pessoas. Em outras palavras, é a adaptação destas dentro de uma nova realidade, o que éfacilitado pelo processo de treinamento” (ARAUJO e GARCIA, 2009)
O treinamento é a representação de esforços contínuos para o crescente desempenho organizacional, alcançado pelas melhorias das capacidades individuais que o treinamento proporciona. Segundo Chiavenato(2010), “ o treinamento é um processo cíclico e continuo composto de quatro etapas”: Diagnóstico: levantamento das necessidades oucarência de treinamento a serem atendidas; O desenho é a elaboração do programa de treinamento buscando atender as necessidades diagnosticadas; A implementação é a execução e condução do programa e a avaliação é a mensuração dos resultados obtidos com o programa.
As tendências do T&D são (CHIAVENATO apud ASTD- Association Society for training and development):
1 – Aprendizagem como estratégiaempresarial: organizações que aprendem rápido, que posicionam o RH de modo estratégico conseguem desempenhos de negócios superiores as organizações que não o fazem
2 – E-learning: a TI está revolucionando a maneira de se transmitir conhecimentos, derrubando barreiras e expandindo ações de treinamento.
3 – Treinamento como consultoria em desempenho: o treinamento deve focar os problemas dedesempenho das pessoas, equipes e empresa, por isso constitui em um poderoso meio de incrementar competências e melhorar resultados.
4 – A liderança esta valorizando o estilo coaching: os gerentes tem abordado seus colaboradores de maneira mais humana, e o dialogo face-a-face, o feedback mútuo, empecilhos as carreiras, relacionamento interpessoal e melhoria de desempenho estão em alta.
5 – O papeldo especialista em T&D está modificando: ele não só oferece cursos e workshops, ele está no centro do processo de aprendizagem.
Estas são as tendências apresentadas por órgãos especialistas, mas hoje em dia essas tendências são difíceis de serem convertidas na prática. As empresas buscam e esperam muito mais do que o simples treinamento, exigindo soluções tais como: “Foco em identificar eexplorar capacidades distintivas; Desenvolver sistemas multiplicadores de talentos; Desenvolver uma cultura de inovação, aprendizado e excelência; e, aumentar a densidade dos relacionamentos internos” (CHIAVENATO, 2010).
As organizações de hoje “buscam por pessoas ousadas, ágeis, empreendedoras e dispostas a assumir riscos” (ARAUJO e GARCIA, 2009). Isso porque nos encontramos em uma era de...
tracking img