Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ética protestante e o espírito de capitalismo - Alunos do 2 ano

Um dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Weber é A ética protestante e o espírito de capitalismo, no qual ele relaciona opapel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. Weber parte de dados estatísticos que lhe mostraram a proeminência de adeptos da Reforma Protestanteentre os grandes homens de negócios, empresários bem-sucedidos e mão-de-obra qualificada. A partir daí, procura estabelecer conexões entre a doutrina e a pregação protestante, seus efeitos nocomportamento dos indivíduos e sobre o desenvolvimento capitalista.
Weber descobre que os valores do protestantismo – como disciplina ascética, a poupança, a austeridade (rigor), a vocação, o dever e a propensãoao trabalho – atuavam de maneira decisiva sobre os indivíduos. No seio das famílias protestantes, os filhos eram criados para o ensino especializado e para o trabalho fabril, optando sempre poratividades mais adequadas à obtenção do lucro, preferindo o cálculo e os estudos técnicos ao estudo humanístico. Weber mostra a formação de uma nova mentalidade, um ethos – valores éticos- propício aocapitalismo, em flagrante oposição ao “alheamento” e à atitude contemplativa do catolicismo, voltados para a oração, sacrifício e renuncia da vida prática.
Um dos aspectos importantes desse trabalho, noseu sentido teórico, está em expor as relações entre religião e sociedade e desvendar particularidades do capitalismo. Além disso, nessa obra, podemos ver de que maneira Weber aplica seus conceitos eposturas metodológicas.

Alguns dos principais aspectos de análise:

A relação entre a religião e a sociedade na se dá por meios institucionais, mas por intermédio de valores introjetados nosindivíduos e transformados em motivos da ação social. A motivação protestante, segundo Weber, é o trabalho, enquanto dever e vocação, como um fim absoluto em si mesmo, e na o ganho material obtido por...
tracking img