Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA:

Podemos afirmar que na sociedade capitalista otrabalhador é detentor de sua força de trabalho, que évendida ao capitalista, dono dos meios de produção,emtroca de uma remuneração que é suficiente para garantir asobrevivência do mesmo e sua consequente reprodução,garantindo desta forma a multiplicação do contingente detrabalhadores. É importante ressaltarque no sistemacapitalista existe uma exploração funcional do trabalhador,que garante a composição do lucro do capitalista, qualseja, a mais-valia.A mais-valia deve ser entendida como tudo aquiloque ésubtraído do trabalhador pelo capitalista durante ocotidiano na exploração de sua força de trabalho e naremuneração desse trabalhador, ou também :
 
"
(...) é a forma específica que assume aexploração sob o capitalismo, a diferença específica do modo de produção capitalista, em que o excedente toma a forma de lucro e a exploração resulta do fato da classe trabalhadora produzir um produtolíquido que pode ser vendido por mais do que ele recebe como salário.
"Dicionário do Pensamento Marxista, Tom Bottomore, p.227
"São as horas trabalhadas e não pagas que, acumuladas e reaplicadas noprocesso produtivo, vão fazer com que o capitalista enriqueça rapidamente. E assim, todos os dias,isso acontece nos mais variados pontos do mundo: uma parcela significativa do valor-trabalho produzidopelos trabalhadores é apropriada pelos capitalistas. Esse processo denomina-se acumulação de capital. Em outros termos, portanto, capital nada mais é do que o trabalho não pago, isto é, aquela parte que otrabalhador produz e que não lhe é paga (mais-valia) vai para os bolsos do patrão" 
Iniciação à Sociologia, Dácio Tomazi, p 50

II. AS TRANSFORMAÇÕES RECENTES NO MUNDO DOTRABALHO:1. Fordismo:No início do século XX, apartir da I Guerra Mundial (1914-1919) o processo deindustrialização norte-americanaalcança a sua consolidação, devidoprincipalmente a necessidade desuprir o mercado...
tracking img