Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Pensador Emile Durkheim

CAPÍTULO I

BREVE SOCIOLOGIA DO PROFESSOR VIRTUAL

O capítulo fala da decrescente capacidade em que os alunos de hoje possuem para realizar um trabalhoproposto por seu profissional de ensino, seja ele escolar ou universitário.
Com tantos meios acessíveis de chegar às informações, esses alunos buscam os meios mais fácies para a concretização de umtrabalho; a cópia direta de sites de pesquisas. Assinando sua autoria que muito das vezes, estes trabalhos estão a um nível a cima de sua graduação.
Para a sociologia, ensinar é uma questão desobrevivência. A educação pode ser a chave para uma vida melhor, nem que para isso, seja preciso mudar radicalmente a sociedade em que se vive. Podendo ser vista como resultante da necessidade histórica de prepararo homem, ou certos tipos de homem para um mundo em que a vida racional destrói os padrões tradicionais de comportamento.

CAPÍTULO II
SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E VIDA MORAL
A sociedade faz o homem namedida em que o homem faz a sociedade.
Fortemente influenciado pelo cientificismo do século XIX, o francês Émile Durkheim vislumbrou em sua obra a existência de um “reino social” que seria distinto domineral e do vegetal. Ás vezes chamava este reino social de reino moral. Este seria o lugar onde se processariam justamente os “fenômenos morais”, e seria composto por ambientes constituídos pelas“ideas” ou pelos ideais coletivos.
Para Durkheim, toda vida social se dá nesse meio moral que está para as consciências individuais assim como os meios físicos estão para os organismos vivos. Em suavisão, cabe a sociologia descobrir as leis da vida social e sua pretensão é apresentar a sociologia como uma ciência positiva, como um estudo metódico. Seguindo os métodos certos, o sociólogo poderádescobrir as leis sociais.
Os principais fenômenos sociais como a educação, a religião, a moral, o direito e a economia são na verdade sistemas de valores como escreveu Durkheim. Para ele, a...
tracking img