Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelos de Sociedade para Emile Durkheim
SOCIEDADE / COMUNIDADE. Emile Durkheim descreve os modelos de sociedade.  
Segundo Léa Mougeolle, a fim de explanar sobre oassunto, primeiramente o sociólogo trata da solidariedade mecanica. É o mesmo que dizer a “comunidade”. Neste tipo de sociedade, os indivíduos são muito parecidos. Possuem os mesmosvalores. No mundo do trabalho, não há especialização. Na consciência coletiva existem as consciências individuais, se não, é possível que se produza uma exclusão social. Se podeilustrar este modelo por exemplo com os indivíduos que olham uma partida de futebol. Os indivíduos tem as mesmas emoções, possuem a mesma finalidade.

Segundo, Emile Durkheimdescreve a solidariedade orgânica, é dizer, a “sociedade”. Neste tipo de sociedade cada individuo é específico. Relaciona esta solidariedade com a imagen dol corpo humano. Nomundo do trabalho, neste modelo, os trabalhadores possuem geralmente uma especialização. A diferença é de suma importância. Cada um é livre para ter suas ideias.
Para estesociólogo, a divisão do trabalho é a origem da diferença entre sociedade e comunidade.
Emile Dukheim é famoso também por suas descrições dos tipo de suicídio. Hoje veremos ostrês tipos de forma sucinta e, em um futuro próximo, trataremos de explicar cada um deles explorando as suas complexidades.
Existe o suicídio egoísta, que se explica por umaexclusão a um grupo. O autor do suicídio se guia sozinho para a confecção do ato.
Há também o suicídio altruísta, que consiste em una ação engendrada pela interiorização das normase valores. É uma explicação social.
Por fim, o suicídio “anomique” que se explica por uma instabilidade, quando as regras e as normas não dirigem o indivíduo para o ato.
tracking img