Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As culturas humanas como processos
O conhecimento é um conjunto de informações e sentidos que permite a capacidade de pensar o mundo, de dar significado à realidade e de passá-lo por gerações. Astransmissões culturais, o ensinamento do comportamento social dá-se através de um processo educativo formal e informal. Formal quando instituições específicas se responsabilizam pela tarefa, como é ocaso da escola e informal quando o aprendizado acontece de forma espontânea, através da convivência com o grupo social.
Os diversos grupos sociais criam tradições e costumes que explicam indiretamentesua visão de mundo a respeito da vida e do universo. São elaboradas festividades, cerimônias e ações práticas regulares que congregam os membros da comunidade e inicia os mais novos na vida do grupo.Estes são conhecidos como rituais que afirmam a presença do indivíduo ao grupo e sua posição nele e ritual de passagem para oficializar a participação de novos indivíduos ao grupo ou a camadasespecíficas desse mesmo grupo.
Ritual:  ação revivida em grupo com tendência à repetição. É uma forma ideal de ação aceita por todo um grupo para explicar a existência humana e suas convenções.
Todas asculturas são dinâmicas e nesse processo de transmissão geracional desenvolvem mecanismos de conservação do conhecimento acumulado e mecanismos de mudanças ajustados. São as relações entre as culturashumanas e as condições de cada grupo que mostram as diferenças entre elas como resultados das circunstâncias que as cercam e das tradições herdadas do passado. É a História e as necessidades impostas,determinadas pelo meio ambiente, que explicam a especificidade (particularidade) de uma cultura.
As culturas são padrões sociais articulados em que a alteração em qualquer traço, provoca mudança notodo e essas transformações acontecem de maneira imperceptível e dependem das condições, do peso das tradições e das necessidades emergentes.
As culturas não podem ser comparadas umas com as outras...
tracking img