sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAS
SOCIOLOGIA
PROF. ANDRÉA SODRÉ
03 JUL. 2013

RAMOS OLIVEIRA, THAMYS POLYNNE.

Início da sociologia

Martins, CarlosBenedito, 1948- O que é sociologia/ Carlos Benedito Martins-38. Ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994. ( Coleção primeiros passos; 57)

O texto é de Carlos Benedito Martins, sociólogo, graduado e mestre emCiências Sociais pela PUC de São Paulo. A sociologia é uma ciência que surge em meio à queda da sociedade feudal no século XVIII e a consolidação na nova civilização, o capitalista. Depois da duplarevolução- a industrial e francesa- que foi um acontecimento complexo com circunstâncias históricas e intelectuais. A Revolução Industrial e Francesa possui dois lados de um mesmo processo e foi apartir daí que a sociologia ganhou força maior, porque alterou a organização da vida social da época, não esquecendo de que neste século as transformações econômicas, políticas e culturais se aceleramainda mais e colocam problemas inéditos para o homem. A partir dessa força que ela ganha, criam-se novas concepções nos campos sociais, financeiros, políticos e culturais e busca manter o equilíbrio dasociedade e passa a adotar uma postura conservadora.
     O surgimento da sociologia é associada ao abalos provocados pela Revolução Industrial e pelas novas condições de existência por ela criadas.Mas outro fato que também contribuiu, foram as modificações que ocorreram nas formas de pensamento. O pensamento possuía uma visão sobrenatural para explicar os fatos. O método científico foi usadopara explicar a natureza e foi conhecida como uma fase de grandes progressos.
     Em meados do século XX, a sociedade passou por um período de caos e de desordem e a tarefa que os fundadores dasociologia assumiram foi a de estabilizar a nova ordem. Pois a ciência assumiria como tarefa intelectual repensar o problema da ordem social e enfatizar a importância de instituições como a autoridade,...
tracking img