Sociologia

A Sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento docapitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere asafirmativas aseguir:

I - A Sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformaçõessociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo deindustrialização.II - A Sociologia surge de um movimento de ruptura com os métodos utilizados pelas ciêncinaturais e procurou compreender as permanências dos valores feudais na sociedadecontemporânea.

III - ASociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade.

IV - A Sociologia surgiu como reconhecimento da teologia comoforça explicativa dos problemas sociais como a miserabilidade nas áreas urbanas.

Estão corretas as afirmativas:
RespostaResposta Selecionada:a.
I e III
Resposta Correta:a.
I e III
Feedbackdaresposta:
Somente as afirmativas I e III estão corretas. A Sociologia surgiu em decorrênciada Revolução Industrial para compreender os problemas sociais gerados pelaafirmação do capitalismo. ASociologia não procura compreender a sociedadefeudal e sim a sociedade moderna, tendo como referência o racionalismo ecientificismo e como forma de se opor a teologia como fonte de explicação dosproblemas sociais.



Pergunta 4
1 em 1 pontos
As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistemacapitalista na Inglaterra foram tão visíveis quanto trágicas:aumento assustador da prostituição,do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemiade tifo e cólera que dizimaram parte da população.

A partir dotexto acima podemos afirmar que este fenômeno favoreceu o surgimento de:
RespostaResposta Selecionada: b.
operariado urbano
Resposta Correta: b.
operariado urbano
Feedback da resposta:
As...
tracking img