Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como funciona a sociedade?

* 1. As relações sociais - Thomas Bottomore define a sociedade como uma rede de relações entre pessoas, grupos sociais e instituições. As relações sociais interligam e envolvem as pessoas em uma permanente troca de contatos sociais.
*
* 2. As relações sociais - Definição: uma relação social é a forma assumida pela interação social em cada situaçãoconcreta. Ex: Aluno X Professor - relação pedagógica. Comprador X vendedor - relação comercial.
*
* 3. Relações sociais - Outros exemplos de relações sociais: religiosas, políticas, culturais, familiares, etc. A base da relação social e da interação social é um comportamento recíproco entre duas ou mais pessoas. Reciprocidade: cada pessoa envolvida nessa relação atribui um significado à ação daoutra.
*
* 4. Processos sociais - A palavra processo vem do latim: procedere, que significa avançar, progredir. Designa a mudança contínua de alguma coisa numa certa direção. Processo social indica, assim, a interação social, movimento, evolução, mudança nas relações sociais e na sociedade.
*
* 5. Processos sociais - Os processos sociais são as diversas maneiras pelas quaisindivíduos e grupos atuam uns com os outros, a forma pela qual os indivíduos se relacionam e estabelecem relações sociais no transcorrer do tempo. Qualquer mudança proveniente dos contatos sociais e da interação social entre os membros de uma sociedade constitui um processo social.
*
* 6. Processos associativos e dissociativos. Os processos sociais podem ser associativos ou dissociativos.Indivíduos e grupos se reúnem e se separam, associam-se e dissociam-se.
*
* 7. Processos associativos e dissociativos• Os processos associativos estabelecem formas de cooperação, convivência e consenso no grupo. Geram laços de solidariedade.
*
* 8. Processos associativos e dissociativos. Os processos dissociativos estão relacionados a formas de divergência, oposição e conflito. Sãoresponsáveis por tensões no interior da sociedade.
*
* 9. Processos associativos e dissociativos. Os principais processos associativos são a cooperação, a acomodação e a assimilação. Os principais processos dissociativos são a competição e o conflito.
*
* 10. Cooperação - A cooperação é a forma de interação social na qual diferentes pessoas, grupos e instituições trabalham juntospara um mesmo fim. Ex. mutirão de vizinhos; cooperação internacional para as vítimas de alguma tragédia.
*
* 11. Cooperação - A cooperação pode ser direta ou indireta. Cooperação direta: as ações que as pessoas realizam juntas, como no caso do mutirão, com um mesmo objetivo.
*
* 12. Cooperação - Cooperação indireta: é aquela em que as pessoas, mesmo realizando trabalhos diferentes,necessitam indiretamente umas das outras , por não serem autossuficientes. Um médico e um lavrador: o médico não pode viver sem os produtos plantados pelo segundo, e este necessita dos serviços médicos para cuidar da sua saúde. Existe uma relação de complementariedade.
*
* 13. Cooperação - Na cooperação direta se forma laços de solidariedade e apoio mútuo. Na cooperação indireta não seformam esses laços, pelas pessoas não estarem ligadas por um esforço coletivo destinado a conquistar um objetivo comum.

*
* 14. Competição - A competição é uma forma de interação que envolve luta ou disputa por bens limitados e escassos. Essa interação é regulada por normas. Pode ser direta ou indireta, pessoal ou impessoal, e tende a excluir o uso da força e da violência. Os bens em jogopodem ser objetos físicos ou materiais, assuntos de estima pessoal, dignidade ou recompensa não material.
*
* 15. Competição - A essência da competição é um choque tal de interesses que o atendimento de um indivíduo ou entidade impede o atendimento de outro indivíduo ou entidade. Competição é uma disputa entre indivíduos, grupos e sociedades por bens que não chegam para todos (bens...
tracking img