Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM ADMINISTRAÇÃO DE RH

DISCIPLINA: Sociologia

ORIENTADOR: Prof.ª Marina

DIRETORIAS GERENCIAIS
1º SEMESTRE DE 2012



UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO – 2012

O que é Sociologia?
A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interessesdominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.
Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna.
O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
Apalavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível.
A revolução industrial significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos. Em que a máquina ia substituindo pouco a pouco o labor humano, e as consequência era ummonte de homens e mulheres que ficavam sem poder produzir nada, pois seu trabalho não podia concorrer com a máquina, pois está produzia em larga escala, enquanto o artesão precisa de mais tempo para poder produzir, e assim passando necessidade, pois não podia concorrer com a máquina.  Na Inglaterra ocorre a transformação da atividade artesanal para manufaturada, e em seguida para fabril desencadeouum grande êxodo dos camponeses para as grandes cidades urbanas que foram engajadas não somente pelos homens, mas as mulheres e crianças e estes se submetiam a ganhar um salário inferior aos dos homens. Essas cidades tiveram um grande crescimento demográfico que suas estruturas de moradia e saúde não tiveram como acolher esses migrantes que vinham do meio rural. Com isso houve o aumento daprostituição, do alcoolismo, infanticídio, da criminalidade, da violência. Por causa da falta de saneamento houve a proliferação dos surtos de epidemia de tifo e cólera. Não esquecendo que com a revolução industrial surge o capitalista como uma nova classe que emergia. Com essas transformações surgidas na sociedade abre uma possibilidade de analise, ou seja, surgimento de um objeto a ser investigado.  Asociologia constitui em certa medida de uma resposta intelectual diante das novas situações colocada pela revolução industrial. Graças às discussões metodológicas e filosóficas sobre a política com os iluministas abriu possibilidade para que o "homem comum" da sociedade europeia não visse mais as instituições sociais com fenômenos sagrados e imutáveis, mas algo que é criação humana passível detransformações. Na concepção dos seus fundadores de um modo especial Comte que chama de física social deveria ser aquela ciência que estuda as leis imutáveis, ou seja, seu pensamento é fazer a sociologia uma ciência aos moldes das ciências físico-naturais. E com a inspiração positivista a sociologia procurou construir uma ciência não somente separado da filosofia, como também da economia e da políticacomo base do conhecimento da realidade social. Com esse debate inicia o desejo de modificar o rumo da civilização para poder alterar o funcionamento da sociedade.
Esta sociologia de inspiração positivista procurará construir uma teoria social separada não apenas filosofia negativa ,mas também da economia política como base para o conhecimento da realidade social. Separando a filosofia e aeconomia política, isolando-as do estudo da sociedade, está “O social”, postulando uma independência dos fenômenos sociais em face dos econômicos.
Não será esta sociologia, criada e moldada pelo espirito positivista, que colocará em questão os fundamentos da sociedade capitalista, já estão plenamente configurada. Também não será nela que o proletário encontrará a sua expressão teórica e a...
tracking img