Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia:

A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam osindivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudar os fenômenossociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.
A Sociologia nasceu de ummundo dilacerado por conflitos de natureza política econômica, social e também cultural. O mundo vivia a “Era das Revoluções”, segundo a expressão já consagrada de Eric Hobsbawm.
A independêncianorte-americana havia, ate certo ponto, colocado na pratica algumas das idéias iluministas. As Revoluções Liberais na Inglaterra implantaram uma nova ordem política e social de caráter liberal; a RevoluçãoFrancesa de 1789 demonstrou, por um lado, que a burguesia havia alcançado definitivamente o domínio político da sociedade e, por outro, que os populares não deixariam de reivindicar melhores condiçõesde vida, ou ainda, que buscariam cada vez mais intensamente participar das decisões que norteavam os “rumos” políticos da sociedade.
Na Inglaterra, também ocorreu a Revolução Industrial. Não setratava apenas de inovações tecnológicas, mas de alterações decisivas na própria maneira de viver. O aparecimento de uma nova classe social, de novas estratégias de produção, de meios mais eficazes decomunicação e transporte, de outros valores, crenças, idéias, ideais, etc.
A industrialização “arrancou” o homem do campo, jogando-o dentre relações estranhas e por vezes violentamente distintas daquelasa que estava acostumado; transformou também os critérios que no passado determinaram a partilha do poder entre os membros das elites. Essa mesma industrialização fez enriquecer da noite para o dia...
tracking img