Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia

ESCOLA :
TÍTULO:Formação do cidadão ( não basta nascer para ser um cidadão) .
AUTOR
NOME:
DATA: 29 DE MAIO DE 2012
A VERDADEIRA CIDADANIA

PENSAMOS QUE SOMOS CIDADÃOS, SERÁ QUE SOMOS ?

Ser humano é aquele que sobrevive devido a caridade alheia, recebendo dos mais bondosos, roupas, alimentação, água e eventualmente um pouco de dinheiro. É comumente chamado de mendigo oupedinte pela sociedade, ou seja, ele não é um cidadão.

Pessoa é aquele que tem direitos, deveres e garantias fundamentais e não os conhece, e tem direito à vida, liberdade, igualdade, segurança, propriedade, educação, salário mínimo, saúde, trabalho, transporte, casa própria, vestimenta, energia elétrica, saneamento básico, justiça, informação (livros, jornais, revistas, TV e internet), votar eser votado, lazer, entre outros direitos, e tudo de forma eficiente e digna,mas não desfruta dos direitos, deveres e garantias fundamentais do Artigo 5º da Constituição Federal.

Cidadão é quem aprende e aplica seus direitos, deveres e garantias fundamentais do Artigo 5º da CF , não se acomoda e tenta mudar para melhor a realidade de vida da sociedade que vive através de meios democráticos, econtribui com a boa convivência na terra respeitando os homens e a natureza. Além disso tem direito à vida, liberdade, igualdade, segurança, propriedade, educação, salário mínimo, saúde, trabalho, transporte, casa própria, vestimenta, energia elétrica, saneamento básico, justiça, informação (livros, jornais, revistas, TV e internet), votar e ser votado, lazer entre outros direitos, e tudo de formaeficiente e digna, desfruta de tais direitos.
Toda ciência, arte ou outra atividade humana qualquer tem seus fundamentos, e se não respeitarmos tais fundamentos, estaremos condenados a sermos praticantes superficiais de tais atividades.
Assim também a cidadania tem seus fundamentos, que se negligenciados, seremos sem dúvida lesados na busca da nossa cidadania completa. Imaginemos uma criança aonascer, sua necessidade imediata é alimentação, ou seja, o seio de sua mãe, e conforme ela vai crescendo tem curiosidade e necessidade de descobrir tudo que está à sua volta, e como vive em sociedade, essa sociedade tem suas regras , leis, normas, e código de ética. Tal criança deveria ser instruída em tais conhecimentos , mas infelizmente no que diz respeito a cidadania legal (Artigo 5º daConstituição Federal), isso não acontece, ficando assim a cidadania legal aprendida, e praticada por operadores de direito tais como, advogados, estudantes de direito, promotores, juízes, desembargadores, ministros da justiça, políticos, quem presta concurso público e alguns privilegiados que trabalham ou são amigos de conhecedores da cidadania legal, e acabam por absorver tais conhecimentosfundamentais ao cidadão.
Para ser um cidadão legal, não precisamos conhecer leis como um advogado ou político, só precisamos conhecer um único artigo da nossa constituição, que é o Artigo 5º, com seus 78 incisos (pequenas leis). Traduzindo, o "caput" do Artigo 5º da CF ( cabeçalho) mais 78 pequenas leis, chamadas de incisos. Assim , teremos 1 CAPUT, e mais 78 incisos, e se tirarmos cópia do Artigo 5º da CF,ou o imprimirmos da internet, frente e verso, gastaremos 5 páginas (2 folhas e meia), ou seja, em alguns minutos, poderemos ler todo o Artigo 5º da CF com seus 78 incisos, porém não basta lê-lo, mas devemos pedir ajuda a alguém para interpretá-lo e na falta de ajuda poderemos recorrer aos sites de busca e de pesquisa da internet, em busca da interpretação de tal Artigo.
Em geral, no Brasil, um"ser humano" ou "pessoa" só aprende direitos, deveres e garantias constitucionais, quando os viola , ai sim, lhe é informado o que foi violado, e é comum prisioneiros saberem de cor, os números dos artigos do código penal que foram enquadrados pela violação de algumas leis.
Toda sociedade tem seus direitos, deveres e garantias fundamentais (no Brasil está Artigo 5º da Constituição Federal), e...
tracking img