Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em seu texto, William Foote-Whyte estuda a observação participante através da observação que fez em Cornerville, tendo como “auxiliar” Doc (possivelmente um amigo seu, e morador de Cornerville). Docera uma pessoa influente, que conhecia grupos nos quais William estava interessado, assim ele era um “indivíduo-chave”. Porém, os indivíduos-chaves eram as pessoas líderes ou importantes dentro dosgrupos, pois eram eles que davam o maior número de informações sobre o grupo, e era a esses líderes que William deveria dar alguma explicação sobre si ou sobre sua pesquisa, se fosse necessário. MasWilliam percebeu que sua aceitação iria depender mais das relações pessoais que formasse do que de suas explicações. O relacionamento de William e Doc fez com que este se tornasse um colaborador dapesquisa, passando a se interessar cada vez mais, e assim, o comportamento de Doc adequou-se ao enfoque da pesquisa, porém era preciso trabalhar com outros indivíduos.
William fez poucas entrevistasformais, ele participava das discussões de rua, e acabava interagindo, pois isso era necessário para obter a confiança e a aceitação do grupo. Ele estava ciente de que não deveria fazer interrogatórios comas pessoas com as quais interagia e também que era preciso saber o que perguntar e qual o momento certo de perguntar, muitas vezes era preciso escutar mais do que perguntar, para que as pessoas nãose retraíssem e acabassem não fornecendo dados de que ele necessitava e objetivava.
O fato de William ser diferente atraía as pessoas do grupo, assim percebeu que as pessoas não desejavam que elefosse igual a elas. Por mais que interagisse com o grupo, não deveria tornar-se o centro do grupo ou ter posição de destaque. Porém, deveria ser agradável, e procurar de forma alguma não influenciar nasdecisões e comportamentos do grupo; mas tentar ser útil ao grupo na medida do possível e sem que isso interfira na sua observação e no modo como as pessoas iriam se comportar em sua presença. No...
tracking img