Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões do Livro (Páginas 103 e 104  Questões do 01 ao 12)
C
ompreensão de Texto / Página 10301)
Elabore um quadro que compare as definições de Weber e Durkheim em relação a função da sociologia, fatosocial, ação social, relação social, instrumentos de análise, neutralidade do cientista, indivíduo e sociedade.
Resposta:02)
Identifique as duas concepções de história que estão presentes notexto, uma referente ao positivismo deDurkheim e a outra ao idealismo de Weber (também chamada de escola existencialista).
Resposta:03)
O que é método compreensivo?
Resposta:
O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que asações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações. Se, porexemplo, uma pessoa dá a outra um pedaço de papel,esse fato, em si mesmo, é irrelevante para ocientista social. Somente quando se sabe que a primeira pessoa deu o papel para a outra comoforma de saldar uma dívida (o pedaço de papel é um cheque) é que se está diante de um fatopropriamente humano, ou seja, de uma ação carregada de sentido. O fato em questão não seesgota em si mesmo e aponta para todo um complexo de significações sociais, na medidaem que asduas pessoas envolvidas atribuem ao pedaço de papel a função do servir como meio de troca oupagamento; além disso, essa função é reconhecida por uma comunidade maior de pessoas.
Interpretação, Problematização e Pesquisa / Página 10304)
Nas seguintes afirmações de Weber percebemos de que modo a motivação para a ação é algosentido pelo sujeito sob a forma de valores e modelos de conduta.Analise-as segundo essaperspectiva.
a)
A oportunidade de ganhar mais era menos atrativa do que a de trabalhar menos. Ele nãoperguntava: Quanto posso ganhar por dia se trabalhar tanto quanto possível, mas: Quanto devotrabalhar a fim de ganhar o salário que ganhava anteriormente e que era suficiente para minhasnecessidades.
b)
Na verdade, esta idéia peculiar do dever profissional, tãofamiliar a nós hoje, mas, na realidade,tão pouco evidente, é a maior característica da ética social da cultura capitalista e, em certosentido, sua base fundamental.

Resposta: a)
O agente é motivado e esta motivação está implícito na sua conduta. este indivíduo,que por meio dos valores sociais e de sua motivação produz o sentido da ação social. Nestaafirmação, o agente não está preocupado emganhos financeiros, mas somente em trabalhar osuficiente para o cumprimento das necessidades. O ganhar mais, significaria trabalhar mais, ele nãotinha motivação para o trabalho e o lucro, mas somente em satisfazer suas necessidades básicas.
b)
A ética profissional na cultura capitalista manifesta-se no comportamento dos indivíduos e dosvalores que estão intrínsecos como a disciplina, poupança,austeridade, vocação. Tudo isso os leva apropensão ao trabalho.
As famílias protestantes eram direcionadas ao trabalho, criando conceitos eposturas. O trabalho é vocação e dever como fim em si mesmo e não a obtenção de lucro, ou o ganhomaterial, esse no caso é a conseqüência natural.
C
onclusão:
A ética da responsabilidade, e paixão pelasuas atividades, responsabilidade pelos atos e consciência depensar. Buscando no fator econômicoos elementos estruturais da cultura, social e religião, desenvolvendo o capitalismo. Analisando foiuma organização voltada para valores e ações, buscando suas virtudes e vocações, formas derelação de trabalho a estruturas econômicas
.
05)
Sabendo que Weber pressupõe certa parcialidade do cientista em relação ao objeto de estudo,isto é, um interesse próprio emnível de motivação, por que razões ele considera parte de suasconclusões como provisórias? E, ainda, do que é capaz o cientista quando tem em mãos técnicaseficazes de análise?
Resposta:
Weber considera parte de suas conclusões como sendo provisóriasporque existe sempre certa parcialidade na análise sociológica, intrínseca à pesquisa, como todaforma de conhecimento. Os fatos sociais não são...
tracking img