Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Socialogia
Necessidades coletivas e individuais no contexto dos sistemas economicos, Neoliberalismo e socialismo cientifico com a questão da igualdade.
Neoliberalismo:conjunto de idéiaspolíticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia.
http://www.suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.htm
Socialismo cientifico :Marx elaborou uma teoriaque explica a origem do capitalismo. Segundo ele, o capitalismo surgiu como conseqüência da crise do feudalismo e por aquilo que ele chamou de acumulação primitiva de capital. Sua teoria se baseia nomaterialismo e na dialética.
http://carbonocatorze.blogspot.com.br/2006/08/o-socialismo-cientfico-de-karl-marx.html

Virtude soberada 4 pilares: moradia,alimentação,saúde e educação.
Necessidadescoletivas: moradia,alimentação,saúde e educação.Esses 4 pilares são necessários a todos os seres humanos de todas as sociedades. Esses 4 pilares podem ser fornecidos a sociedade de maneira básica ou dealta qualidade,educação básica ou de alta qualidade,saúde básica ou de alta qualidade etc. Para algumas pessoas o básico é o suficiente,mas para outras não,devido ao seu modo de vida mais "rico" egeralmente supérfluo.
Necessidades individuais:Não são vitais a sobrevivencia de todos,e nunca poderão ser consideradas coletivas.
Nao é possivel suprir essas necessidades básicas numa sociedadeporque na atual fase do capitalismo e do comunismo,o supérfluo e as necessidades individuais passam a ser indispensáveis. Então,para fornecer essas coisas para uma parte da população,não é possívelfornecer também o básico para o resto. No capitalismo são priorizadas as necessidades individuais com o objetivo de se atingir a felicidade geral (igualdade de felicidade). No comunismo são priorizadas ascoletivas porque o objetivo é alcançar a igualdade de renda.
Na sociedade atual quando as necessidades individuais são priorizadas passa a ser impossivel suprir também as coletivas, e aí estoura a...
tracking img