Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O texto a seguir refere-se ao estudo do surgimento da Sociologia, de seu significado e citações das participações de Comte e Mark. A solicitação para essa grafia designa a acréscimo aoconteúdo mencionado, discutido e avaliado em sala de aula. Eu, Deivid Jefferson Kutschenko, estudante do primeiro semestre de administração, da faculdade Alvorada de Maringá, agrego a esse estudo umcontexto mais amplo, tendo em mente a necessidade do conhecimento da matéria mencionada, a Sociologia.

A Sociologia

Faz-se entender a Sociologia como Ciências Humanas, sendo uma das ciênciasdirecionada ao estudo da sociedade, instituições e associações. Seu surgimento deu-se para compreender as novas formas das sociedades, estruturas e organizações, influenciadas pelo desafio surgido noinício da sociedade moderna. Posteriormente com a Revolução Industrial e com a Revolução Francesa, iniciando uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais noOcidente.
As funções da Sociologia é de observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais, formulando explicações gerais ou teóricas sobre o fato social, como também preocupar-se com eventos,por exemplo, o surgimento do capitalismo ou Estado Moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos.
O termo Sociologia foi criado em 1838, por AugusteComte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem. Por isso Comte, um importante filósofo e sociólogo Frances do século XIX, foi considerado o pai da Sociologia.
Comte representa umareação contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experiência e os dados positivos, criando então o Positivismo.
Além de ser uma reação contra o idealismo, opositivismo é ainda devido ao grande progresso das ciências naturais, particularmente das biológicas e fisiológicas.
O positivismo acompanhou e estimulou a organização técnico-industrial da sociedade...
tracking img